Bolívia fecha fronteira com o Brasil e Chile suspende trânsito internacional

Bolívia fecha fronteira com o Brasil e Chile suspende trânsito internacional

Junto com o Paraguai, Chile e Bolívia eram, na prática, as únicas entre as maiores nações sul-americanas que ainda permitiam a ida e vinda de brasileiros, mesmo com restrições. Segundo o presidente boliviano, Luis Arce, que anunciou o fechamento temporário da fronteira de 3,4 mil quilômetros pelo Twitter, a medida se faz necessária para "proteger a população". Não está claro, no entanto, se as restrições também se aplicarão a viagens aéreas.

De acordo com Arce, comunidades fronteiriças em que "se verificou a circulação de variantes" oriundas do Brasil serão "encapsuladas" ou postas em quarentena. No início da semana, La Paz já havia ordenado o início das campanhas de vacinação em regiões fronteiriças com o Brasil, onde vem se constatou recentemente aumento de casos, diante de temores das novas cepas.

Há uma preocupação especial com a variante amazônica, a P.1, mais contagiosa, que foi descoberta primeiramente em Manaus. Até o momento, ela já foi encontrada em ao menos 15 países e territórios das Américas, incluindo Bolívia, Venezuela, Chile, Uruguai, Colômbia e Paraguai.