Operação investiga suspeita de fraude em concurso público da UFMS

Operação investiga suspeita de fraude em concurso público da UFMS

A Polícia Federal (PF) faz na manhã desta sexta-feira (16) uma operação para investigar uma suposta fraude em concurso público da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na operação Aletheia foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Campo Grande, atendendo decisão da 5ª Vara Federal da capital. Participaram 16 policiais.

Segundo a PF, na investigação foram descobertos elementos apontando a fraude em concurso público para técnico em educação da UFMS. As provas foram aplicadas pela Fapec.

A Fapec diz que a operação da PF ocorreu a partir de denúncia feita pela própria fundação. A entidade aponta que diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. Esclarece ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados.

Já a UFMS, em nota, apontou que aguarda os desdobramentos da investigação na Fapec e está à disposição Polícia Federal. Diz ainda que , caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade.

O nome da operação, Aletheia, faz referência a uma expressão grega que significa a busca da verdade.

Veja a íntegra das notas da Fapec e da UFMS:

Fapec

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), informa que a Operação Aletheia, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, com o intuito de investigar possível fraude no Concurso Público para a carreira de técnico-administrativo em Educação/2019 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu a partir de denúncia feita pela própria Fundação.

A Fapec, diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. Esclarece ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados.

UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aguarda os desdobramentos da investigação da Polícia Federal (PF) na Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura (Fapec) e está à disposição da PF. Caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade.