Decreto do Governo do Estado ajudou a diminuir a taxa de contágio

Decreto do Governo do Estado ajudou a diminuir a taxa de contágio

Mato Grosso do Sul está colhendo os frutos do decreto estadual que restringiu a mobilidade da população por 10 dias. Os dados do Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (23) apresentam leve queda na taxa de contaminação que passou para 1,02%.

Para a secretária adjunta da SES, Christine Maymone, esta é mais uma constatação de que as medidas restritivas são benéficas. "Esperamos contar com a população para nos ajudar a baixar ainda mais esta taxa", ressaltou, lembrando que que a variante do Covid 19 em circulação – a P1 – é duas vezes mais contagiosa que a anterior.

Maymone também chamou a atenção para o alto índice de internação e óbitos na faixa etária entre 20 a 49 anos de idade, e pediu novamente para que os jovens não se exponham ao risco. "A doença é muito perigosa", frisou.

Conforme os números divulgados nesta sexta-feira, nas últimas 24 horas Mato Grosso do Sul registrou mais 1.006 novos casos de coronavírus e 48 mortes causadas pela doença. O total de casos passa para 241.673 e de óbitos 5.422.

Dos cinco municípios que mais registraram exames positivos para o Covid 19, Campo Grande continua no epicentro da doença com +311 novos casos, seguida de Três Lagoas (+136); Paranaíba (+72); Dourados (+65) e Ponta Porã (+26). A média móvel de novos casos nos últimos sete dias é de 951.9.

Os 48 óbitos recentes aconteceram em 19 cidades. A capital perdeu 18 pessoas, Três Lagoas 8; Dourados 3; Coxim, Deodápolis e Sidrolândia tiveram 2 mortes em cada. Os demais municípios perderam um paciente. São eles: Bataguassu, Bela Vista, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde do Mato Grosso, Terenos e Vicentina.

A ocupação de leitos de UTI/SUS está em alerta vermelho. As quatro macrorregiões apresentam índices superiores a 90% de ocupação. Estão internados 1.113 pacientes, sendo 569 em leitos clínicos (378 públicos e 191 privados) e 378 em leitos de UTI (394 públicos e 150 privados).