Segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve ser tomada mesmo com atraso

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve ser tomada mesmo com atraso

As pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem tomar a segunda dose mesmo que a aplicação seja feita após o prazo recomendado pelo laboratório, essa é uma recomendação feita recentemente pelo Ministério da Saúde, isso porque é necessário completar o esquema vacinal para garantir a proteção adequada contra a doença.

No Brasil duas vacinas estão disponíveis, ambas necessitam de duas doses de aplicação, porém, algumas vacinas destinadas a segunda dose do imunizante estão em atraso. O Ministério da Saúde acredita ser improvável que um intervalo maior entre as doses diminua a eficácia da vacina, por isso recomenda que todos tomem a segunda dose do imunizante mesmo fora do prazo recomendado.

"Estamos fazendo o possível para agilizar essa esquematização da aplicação da segunda dose em Maracaju, assim que o imunizante chega no município já entramos em contato com as pessoas que estão na lista de espera da vacinação. Por isso ressaltamos ainda mais a importância da aplicação da segunda dose mesmo fora do prazo recomendado inicialmente", disse o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.