Segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve ser tomada mesmo com atraso

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve ser tomada mesmo com atraso

As pessoas que j√° tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem tomar a segunda dose mesmo que a aplica√ß√£o seja feita após o prazo recomendado pelo laboratório, essa é uma recomenda√ß√£o feita recentemente pelo Ministério da Saúde, isso porque é necess√°rio completar o esquema vacinal para garantir a prote√ß√£o adequada contra a doen√ßa.

No Brasil duas vacinas est√£o disponíveis, ambas necessitam de duas doses de aplica√ß√£o, porém, algumas vacinas destinadas a segunda dose do imunizante est√£o em atraso. O Ministério da Saúde acredita ser improv√°vel que um intervalo maior entre as doses diminua a efic√°cia da vacina, por isso recomenda que todos tomem a segunda dose do imunizante mesmo fora do prazo recomendado.

"Estamos fazendo o possível para agilizar essa esquematiza√ß√£o da aplica√ß√£o da segunda dose em Maracaju, assim que o imunizante chega no município j√° entramos em contato com as pessoas que est√£o na lista de espera da vacina√ß√£o. Por isso ressaltamos ainda mais a import√Ęncia da aplica√ß√£o da segunda dose mesmo fora do prazo recomendado inicialmente", disse o Secret√°rio de Saúde, Thiago Caminha.