Covid-19: chegam ao Brasil 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Doses chegaram em voos na madrugada e por volta das 16h20 de hoje

Covid-19: chegam ao Brasil 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organiza√ß√£o Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, receberam hoje (2), em Guarulhos, S√£o Paulo, mais um lote de doses da vacina AstraZeneca, adquiridas pelo governo brasileiro por meio do consórcio Covax Facility. No total, neste domingo, foram entregues 3,8 milh√Ķes de doses.

O Covax Facility é uma alian√ßa internacional da Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabrica√ß√£o de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualit√°rio à imuniza√ß√£o.

Terceiro lote

O terceiro lote, contendo 2.025.600 doses de vacinas contra a covid-19, chegou hoje (2), por volta das 16h20, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em S√£o Paulo, em uma aeronave proveniente de Amsterd√£.

As doses que foram encaminhadas ao Brasil s√£o da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca. O imunizante foi fabricado pela empresa multinacional Catalent, na Coreia do Sul.

Esse foi o terceiro lote recebido pelo Brasil somente neste final de semana. Ontem (1¬ļ), o Brasil j√° havia recebido cerca de 220 mil doses. J√° na madrugada de hoje (2), o país recebeu mais 1,735 milh√£o de doses. Com esses últimos desembarques, completam-se os 4 milh√Ķes de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde. No total, o Brasil tem direito a receber 42,5 milh√Ķes de doses do consórcio.

Em março, o governo brasileiro já havia recebido 1.022.400 doses da Covax/Facility.

No Aeroporto de Guarulhos, fica a Coordena√ß√£o de Armazenagem e Distribui√ß√£o Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde. De Guarulhos, essas doses ser√£o distribuídas aos estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI).