Palestra online apresenta Projeto Jovens Empreendedores para Professores de Maracaju

Palestra online apresenta Projeto Jovens Empreendedores para Professores de Maracaju

Na próxima quinta-feira (6) os Professores da Rede Municipal de Ensino poderão participar de uma palestra online para conhecer melhor sobre o Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, e tem como proposta ensinar crianças e adolescentes a identificar oportunidades, ter ideias e transforma-las em algo de valor para o próximo, seja no âmbito financeiro, cultural ou social.

O Projeto que é organizado pela Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Educação e em parceria com o Sebrae, será aplicado em 11 escolas municipais e irá atender 3.715 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O JEPP é uma metodologia que visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada com os alunos em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae promove a capacitação dos professores.

O encontro com os professores será online, cada profissional terá 30 dias para concluir as atividades. Serão nove cursos diferentes que mostrarão as formas de trabalhar o empreendedorismo na sala de aula, em cada turma o termo é abordado de uma maneira diferente, de acordo com a faixa etária e o ano que os estudantes estão cursando.

Cada um dos cursos envolve a criação de produtos, a proposta é que no final do projeto seja feita uma feira com a participação de todos os estudantes e com o envolvimento da comunidade.

Essa palestra online será o primeiro contato dos profissionais de educação de Maracaju com o projeto e vem para esclarecer o passo a passo do trabalho. "Para o programa acontecer o professor é uma parte essencial do processo. Ele tem que ter o brilho nos olhos, então, a ideia do encontro é explicar como funciona o projeto, as estratégias voltadas para cada turma e, principalmente, motivá-los a abraçar a iniciativa", pontuou Priscila Veloso, gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae.

Após o encontro os consultores do Sebrae irão até as escolas identificar as particularidades de cada uma e elaborar um plano de trabalho, somente depois desse processo é iniciada a capacitação docente.

A Prefeitura de Maracaju não mede esforços para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes do município " Nós educadores, já havíamos enxergado a importância da educação financeira e empreendedorismo desde as séries iniciais do ensino fundamental e há algum tempo projetos relacionados ao assunto são trabalhados com nossos alunos, nos quais são desenvolvidos diversos conhecimentos de maneira interdisciplinar. Faz parte do currículo estabelecido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Essa parceria com o Sebrae só veio a somar para o trabalho desenvolvido nas escolas, tão importante para que as nossas crianças se desenvolvam como cidadãos responsáveis e conscientes."

O encontro é on-line, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos docentes no portal do Sebrae: https://loja.ms.sebrae.com.br/detalhe/4a751595-fed9-48d1-b41d-890a0607ca2a/palestra-de-sensibilizacao-jepp-maracaju

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800.