Investimentos do Governo do Estado em infraestrutura levam municípios pecuários de MS a aumentar área de soja

Investimentos do Governo do Estado em infraestrutura levam municípios pecuários de MS a aumentar área de soja

Tanto a rentabilidade da soja, como os investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos pelo Governo do Estado levaram os produtores rurais de municípios do Mato Grosso do Sul com forte potencial pecuário à decisão de ampliar a área referente ao plantio de soja. É o que mostra um estudo compilando os dados do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) com os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

De acordo com o levantamento, entre os municípios que mais ampliaram as áreas de soja estão Nova Andradina (39,05%); Nioaque (36,29%); Angélica (34,81%); Bodoquena (33,34%) e Anastácio (26,98%).

Entre esses municípios alguns se destacam como importantes produtores pecuários. Nova Andradina, por exemplo, é o 17º município com o maior efetivo bovino; enquanto que Nioaque é o 14º e Anastácio é o 25º, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, Ribas do Rio Pardo, segundo maior município pecuário do Estado e um dos principais do país, ampliou em 5,6% a área de soja. E o quarto maior município pecuário do Brasil, Sidrolândia, ampliou em 1,6% a área de soja.