Prefeitura chama atenção para casos confirmados de Covid-19 em maio

Prefeitura chama atenção para casos confirmados de Covid-19 em maio

A Prefeitura de Maracaju alerta a população para o percentual de casos confirmados de Covid-19 neste mês de maio. Dados da Secretaria de Saúde apontam que somente nos 10 primeiros dias do mês, 143 novos casos da doença foram registrados no município, 38% dos testes que foram feitos no município testaram positivo para o Coronavírus.

Somente nas últimas 24 horas, 19 novos casos da Covid-19 foram confirmados em Maracaju. Dez pessoas estão internadas no Hospital Soriano Corrêa da Silva e três pessoas morreram vítimas da doença neste mês no município.

Os números chamam atenção e preocupam as Autoridades de Saúde. "Se estes números de casos de Covid-19 continuarem nesta velocidade Maracaju irá permanecer na bandeira vermelha, que marca os municípios de alto grau de risco e que determina o toque de recolher na cidade que continua a partir das 21h até às 05h da manhã", afirmou o Secretário de Saúde Thiago Caminha.

A Prefeitura tem se empenhado para garantir a agilidade da vacinação, mas a imunização não descarta os cuidados necessários. "A Prefeitura tem trabalhado bastante para conseguir vacinar o maior número de pessoas possível. Somente na última semana, mais de 2 mil pessoas foram imunizadas no município. Mas somente a vacinação não garante a segurança da população que não pode abandonar os cuidados necessários. Continuem usando máscaras, álcool em gel, mantenham o distanciamento social, evitem aglomerações, somente com estas medidas de biossegurança conseguiremos controlar esse vírus", afirmou o Prefeito Marcos Calderan

Para facilitar o acesso a vacina a Prefeitura tem feito campanhas diárias de vacinação, onde o público alvo não precisa fazer agendamento. A vacinação segue nesta semana, nesta terça-feira (11) podem ser vacinadas pessoas acima dos 59 anos e pessoas com comorbidades acima dos 25 anos, neste caso é necessário levar o laudo médico.

Já nesta quarta-feira (12) gestantes, puérperas com 45 dias pós parto e deficientes permanentes acima dos 18 anos deverão se imunizar com a Vacina da Pfizer. "Alertamos também que as gestantes devem se vacinar. Somente 188 mulheres grávidas foram imunizadas em Maracaju, a orientação do Ministério da Saúde é que elas sejam imunizadas e caso tenham alguma dúvida peçam orientação para o seu médico", finalizou Thiago Caminha.

A imunização será na Escola Manoel Ferreira de Lima, das 08:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:30, é importante que a população fique atenta aos canais oficiais da Prefeitura para saber qual público alvo específico está sendo vacinado.