Bons volumes de chuvas estão previstos para o Sul do país a partir deste final de semana podendo chegar até SP e MS

Após frente fria, massa de ar polar deve derrubar as temperaturas, em até 8 graus, em toda região Sul e Sul do MS

 Bons volumes de chuvas estão previstos para o Sul do país a partir deste final de semana podendo chegar até SP e MS

Uma frente fria que vai se formar na região sul do Brasil, próximo à divisa com o Uruguai, deve se deslocar lentamente a partir deste final de semana na direção norte, e deve alcançar nos próximos dias algumas áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Francisco de Assis Diniz do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ele explica que este sistema deve ficar mais tempo entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no final de semana, trazendo bons volumes de chuvas, entre 70mm a 80mm no acumulado. As precipitações também devem alcançar o sul do Paraná com volumes de até 50mm. "Esta frente fria deve avançar ao longo da semana em direção ao Mato Grosso do sul, e na sexta-feira (11), as temperaturas devem cair entre 8 a 10 graus no Rio Grande do Sul e 8 graus no Mato Grosso do Sul", disse.

Em Roraima, onde as plantações de soja estão em período do desenvolvimento, há previsão de que junho traga bons volumes de chuvas, com volumes iguais ou superiores à climatologia esperada para o mês.

Apesar da previsão de chuvas para esta semana, Assis pontua que estas precipitações não serão suficientes para recompor as reservas hídricas que se encontram em situação crítica. "São chuvas de cerca de dois dias, mais ou menos, em bom volume, o que pode ajudar pouco. Para que houvesse uma recomposição maior, precisaria chover em volumes altos com constância por cerca de cinco dias", explica.

O sistema, a frente fria que vai se formar na região sul do Brasil na fronteira com o Uruguai vai lentamente se deslocar para a direção norte, vai ficar mais tempo entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste final de semana e vai trazer boas chuvas para os dois estados e Paraná. RS e SC acumulado até a próxima semana entre 70 a 80mm, e parte sul do PR deve ter chuva de 50mm.
Norte do PR chuva de 30mm ou mais, o que é boa parte da climatologia esperada pelo mês.
A parte oeste do PR deve ser mais de 30mm, e no sul do PR, mais de 50mm.
Depois, lá pela sexta-feira, chega ar frio no RS e no MS, caindo bem as temperaturas, queda de 8 a 10 graus no RS e nos 8 graus no MS.

Por: Aleksander Horta

Fonte: Notícias Agrícolas