Soja segue com variações tímidas, mas opera do lado positivo da tabela nesta quarta-feira (30)

 Soja segue com variações tímidas, mas opera do lado positivo da tabela nesta quarta-feira (30)

Os preços da soja voltaram a subir no pregão desta terça-feira (29) na Bolsa de Chicago. Depois de começarem o dia com estabilidade e testando os dois lados da tabela, perto de 11h50 (horário de Brasília), o mercado tinha leves altas de 2,75 e 4 pontos, com o julho sendo cotado a US$ 13,61 e o novembro a US$ 13,15 por bushel.

O mercado do grão acompanha as altas que são registras no óleo de soja, que voltam a subir forte hoje, com ganhos superiores a 1,50% na CBOT. "Os futuros do óleo voltaram a subir forte nesta semana puxados agora plo clima no Canadá, maior produtor e exportador global de canola", explica a equipe da Agrinvest Commodities.

Ao lado dos derivados, os traders acompanham o clima nos EUA e de outro monitoram o desenvolvimento da nova safra norte-americana. Ontem, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras mantendo o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições em 60%.

Porém, o mercado esperava uma correção para 61%. Em 2020, neste mesmo período, eram 71%. E ainda de acordo com o boletim, são ainda 31% das plantações em condição regular e 9% em condições ruins ou muito ruins, mesmos números da semana passada.

Na questão climática, as previsões seguem mostrando, para os próximos dias, que as chuvas ainda se mantêm mais concentradas a leste dos EUA, mantendo a preocupação sobre a porção leste do Corn Belt. O mapa na sequência, do NOAA, o serviço oficial de clima norte-americano, mostra que as Dakotas ainda podem ficar sem chuvas nos próximos cinco dias, bem como partes de Iowa, Minnesota e Nebraska.

Paralelamente, atenção também ao novo boletim de área que o USDA traz nesta quarta-feira (30) com a revisão de dados de área de plantio nos EUA.

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas