Em retomada econômica, MS acumula 24,3 mil novos empregos no ano

Em retomada econômica, MS acumula 24,3 mil novos empregos no ano

Mato Grosso do Sul vive em plena retomada da economia com geração de emprego e renda mesmo na pandemia de Covid-19. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério da Economia nesta semana mostram que o Estado fechou o mês de maio no azul em relação à geração de empregos formais. Foram 4.309 empregos criados no périodo.

O Estado vem de uma sequência positiva no Caged desde janeiro de 2021. "Nos cinco primeiros meses do ano acumulamos 24.340 novos empregos formais, aqueles com carteira assinada. Esse número é 71% maior do que a quantidade de empregos aberta em todo o ano passado, que foi de 14.173. Com o avanço da vacinação, Mato Grosso do Sul vive uma plena retomada da economia", destaca o governador Reinaldo Azambuja.

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os números por si só comprovam o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Ele avalia que a política de desenvolvimento adotada pelo Governo do Estado ao longo dos últimos anos tem refletido na geração de empregos.

"Estamos tendo um crescimento sustentável, principalmente na indústria e no agronegócio, onde o crescimento é constante. A Construção Civil desponta como a que tem capacidade de gerar muita vaga em curto tempo e para um público específico", afirma Jaime Verruck.

Mais de 15 meses após o início da pandemia, Mato Grosso do Sul contabiliza números de destaque no Brasil. O Estado que chegou a registrar cinco meses consecutivos de fechamento de vagas em 2020, entre abril e agosto, neste ano tem mais de 24 mil novos empregos criados entre janeiro e maio. Entre contratações e admissões, MS tem variação positiva de 4,58% - o quarto melhor resultado do País, atrás somente de SC (5,15%), MT (5,12%) e GO (5,03%)

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Arquivo