Prefeitura inicia primeiro LIRAa de 2021

Levantamento faz parte das ações de combate ao Aedes Aegypt

Prefeitura inicia primeiro LIRAa de 2021

A Prefeitura de Maracaju inicou nesta segunda-feira (05), o primeiro LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti), de 2021. O levantamento estava suspenso por conta da pandemia da Covid-19. A ação que começou hoje segue até a próxima sexta-feira (09) no município.

Os agentes de endemias já iniciaram o trabalho em alguns bairros da cidade. O LIRAa é importante, pois através dele é possível identificar os criadouros predominantes do mosquito Aedes Aegytpt, para direcionar as ações do município em combate à Dengue, Zika e Chikungunya..

"As equipes já estão na rua fazendo o levantamento, este estudo é feito em uma semana. Os agentes percorrem todo o município para sabermos o índice de infestação predial, através disso, direcionamos as ações de combate ao vetor nos bairros com maior número de focos encontrados. Nos locais que forem encontrados, será feita a aplicação de larvicida, para que os mesmos sejam eliminados", disse o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

Somente este ano em Maracaju 772 casos de dengue já foram notificados. "Nosso foco principal é a saúde do município, mas é preciso também do apoio de toda a população, para a redução destes números. Todos precisam manter o quintal limpo, não deixar água parada, mantenham as calhas sempre limpas. São pequenas atitudes no dia a dia, que podem preservar vidas", finalizou o Prefeito, Marcos Calderan.

Se você souber de locais que possam ser possíveis criadores do mosquito aedes aegypt, denúncie! Denúncias podem ser feitas diretamente na Ouvidoria da Prefeitura, pelo link:

https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f