Saúde: Saiba quais os cuidados especiais devemos ter nos dias mais frios

Saúde: Saiba quais os cuidados especiais devemos ter nos dias mais frios

Esta semana se inicia com a previsão da chegada de uma onda de frio, que deve alcançar o Brasil nos próximos dias. Este ano massas polares mais fortes estão sendo registradas em todo o país, causando temperaturas e sensação térmica excepcionalmente baixas.

Segundo o Inmet (instituto Nacional de Meteorologia), a passagem de uma grande frente fria já começa nesta segunda feira nos Estados da região Sul, e provocará declínio acentuado das temperaturas máximas e muita chuva. Na sequência, ela deve alcançar parte da região Sudeste e Centro Oeste, incluindo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Preocupada com a saúde da população maracajuense, principalmente, hipertensos e idosos, a Secretaria de Saúde alerta sobre a necessidade de cuidados especiais com o frio intenso, que exige atenção pelos riscos envolvidos.

Manter uma alimentação equilibrada é o ponto de partida. A utilização de roupas adequadas que possibilitem a manutenção da temperatura corporal adequada é outro aspecto, que demanda atenção pelo risco de hipotermia. Importante ter atenção com o uso de aquecedores que podem causar incêndios se forem mal utilizados.

O clima frio contribui também para elevar a pressão arterial e pode, consequentemente, favorecer o aumento da incidência de doenças como acidente vascular encefálico (AVE), conhecido popularmente como derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca.

É preciso ter cuidado para evitar choques térmicos, causados pela mudança brusca de temperatura, de um ambiente quente para outro.

"Pacientes com problemas cardiovasculares diagnosticados, devem ficar atentos neste período de oscilação de temperaturas a sinais e sintomas, como: dor difusa no lado esquerdo do peito que dure mais de 10 minutos, falta de ar, palpitações e desmaios. Caso isso aconteça, é preciso procurar uma emergência especializada imediatamente", disse o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

Também é importante tomar medidas específicas, como vacinar-se contra a gripe; evitar ambientes fechados e com grande quantidade de pessoas (o que facilita a transmissão de vírus); e agasalhar-se antes de sair do calor para o frio, evitando mudanças bruscas de temperatura.

Além disso, se estiver frio, é bom ingerir líquidos quentes ao longo do dia, evitar exposições prolongadas ao ar-condicionado (frio ou quente) e controlar os chamados alérgenos domésticos, como poeira, cobertores e travesseiros feitos de lã ou que soltem pelos, plumas, etc.

Durante os dias mais frios, a Secretaria de Assistência Social intensifica as ações, para acolhimento de pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua. Se você encontrar alguém que precisa de ajuda, ligue para os telefones: (67) 9 8467-0479 ou (67) 3454-5840.