Governador assina termo de incentivos para instalação de indústria de produção de etanol de milho em Maracaju

Investimento será de mais de R$ 1 bilhão

Governador assina termo de incentivos para instalação de indústria de produção de etanol de milho em Maracaju

Com foco no desenvolvimento econômico de Maracaju, o Governador, Reinaldo Azambuja, assinou nesta sexta-feira (30), um termo de acordo de incentivos fiscais para a instalação de uma indústria de etanol de milho no município. Um investimento de mais de R$ 1 bilhão, podendo gerar mais de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos durante a construção da empresa.


O Grupo Cerradinho, é o maior complexo de bioenergia da América Latina, com duas usinas instaladas em Chapadão do Céu-GO. Buscando novos negócios, a indústria será instalada na MS 157. A partir da matéria prima e do insumo, a indústria deve produzir 510 mil metros³ de etanol, exportar 110 gigabytes de energia, e ainda produzir 310 toneladas de DDG, que são grãos secos por destilação, destinados para a nutrição animal.

Com a instalação desta indústria, aumentam as receitas econômicas de Maracaju. "Já temos o terreno comprado, nossa expectativa é de iniciar nossas operações no segundo semestre de 2022. Agradecemos ao Prefeito, ao Governador pelo acolhimento da nossa empresa aqui em Maracaju. É nossa responsabilidade retribuir esta acolhida, sendo também um membro da comunidade, de forma que toda a população maracajuense tenha orgulho da indústria instalada", disse Paulo Motta - Presidente - Cerradinho Bioenergia S.A.

O grupo Cerradinho estudou, e escolheu investir em Maracaju por uma questão logística. "Ter a indústria para nós é um orgulho. A Cerradinho olhou para Mato Grosso do Sul, e escolheu sem nenhuma interferência, instalar a empresa em Maracaju. Por uma questão lógica, a cidade tem um potencial logístico gigantesco, sendo possível trazer a matéria prima que é o milho, com mais facilidade. A partir daí começamos as tratativas, com incentivos municipais, estaduais, queremos ainda fazer um trevo na rodovia, e pavimentar o acesso até a planta da fábrica, porque tendo pavimentação, a empresa pode se tornar uma exportadora. Agradeço a diretoria da Cerradinho pela confiança, vocês viram oportunidade em Maracaju, viram que aqui tem segurança jurídica para investir. Este termo de acordo é uma responsabilidade compartilhada entre estado e empresa. Tenho certeza que isso trará um grande crescimento para todos", acrescentou o Governador, Reinaldo Azambuja.

Na ocasião o Prefeito Marcos Calderan, entregou aos diretores da empresa a Lei de Incentivos Municipais de Maracaju. "Estamos em conversa com a Cerradinho desde março, quando começou o primeiro contato para a instalação desta importante indústria em Maracaju. Temos um potencial de logística para o escoamento de safra,e isso vai melhorar ainda mais, através da futura ferrovia, e da rota bioceânica. Estamos felizes que logo no início da nossa gestão podemos sonhar alto, e vislumbrar nossa meta de geração de emprego e renda, que é o maior anseio da nossa população. Toda a cidade se alegra com a instalação da empresa, agradeço ao grupo por nos escolher, vamos crescer juntos, tornando Maracaju uma cidade cada vez mais desenvolvida"'.

O evento respeitou todas as medidas de biossegurança. Estiveram presentes também, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; Secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Werruk; Presidente da Biosul, Roberto Holanda; Vice-Prefeito, Mauro Christianini; Diretor de Negócios da Cerradinho, Renato Pretti; Gerente de originalização de grãos da Cerradinho, Eduardo Paiva; Secretários Municipais; Vereadores; dentre outras autoridades.