Estiagem e geada causam 50% de perda nas lavouras de milho

Estiagem e geada causam 50% de perda nas lavouras de milho

A colheita do milho safrinha não será boa nesse ano nas propriedades rurais de Dourados e região, é o que afirmou o Presidente do Sindicato Rural, Ângelo Ximenes. Devido a estiagem e geada, os agricultores vão perder cerca de 50% da lavoura, ou seja, metade do plantio ficou comprometido devido as influências climáticas.

A expectativa é que o homem do campo colha 40 sacas por hectare, quantidade bem inferior se comparada a colheita de 2020 na qual foram aproveitadas cerca de 76 sacas por hectare. Apesar do produtor rural trabalhar em cima das previsões meteorológicas e saber que a estiagem e a geada fazem parte do clima de inverno, Ângelo afirmou que os agricultores foram pegos de surpresa, porque o fenômeno natural ocorreu antes da formação completa de grãos.

"Apesar das previsões os agricultores acreditavam que os grãos iriam formar primeiro, essa é sempre a expectativa do agricultor. Tivemos uma estiagem em abril e maio e acreditávamos que a geada não viria mais ou se viesse seria após a formação do grão, porém ela veio no final da formação", explicou Ângelo.