Com 33% de obra concluída, primeira etapa do Hospital Regional fica pronta em abril

A expectativa é de que os atendimentos possam iniciar ainda no primeiro semestre do ano que vem

Com 33% de obra concluída, primeira etapa do Hospital Regional fica pronta em abril

Ficará pronta em abril de 2022 a primeira etapa da emblemática obra de construção do Hospital Regional de Dourados. Arquitetado às margens da BR-463, saída para Ponta Porã, a unidade está com as paredes erguidas e vai entrar na fase de iniciar os acabamentos. A previsão é de que alguns atendimentos possam iniciar ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A unidade, que já passou por uma série de adaptações e de cronograma de entrega de obras ao longo dos últimos anos, está sendo construída pelo Governo do Estado para atender pacientes de alta complexidade, dos 33 municípios da região da Grande Dourados. A obra demanda um investimento de mais de R$ 38,4 milhões quando concluídas as três etapas da edificação, com recursos federais e estaduais.

O Hospital terá leitos distribuídos em diversas especialidades médicas, com enfermaria masculina e feminina, isolamentos, UTI adulto, UTI Neonatal e pediátrica, leitos de observação adulto, centro cirúrgico e obstétrico, farmácia, unidade de nutrição, anexo de serviços, pronto atendimento e observação, de isolamento, recuperação e pós-anestésica, totalizando 210 leitos e 10.706 metros quadrados de área.

Na primeira fase da obra, que é a atual, a capacidade será de 51 leitos de enfermaria (dos quais, 21 não censáveis), 10 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e seis na sala cirúrgica. Na segunda, estão previstos 29 leitos de enfermaria. No terceiro estágio do projeto a previsão é de 90 leitos de enfermaria e 20 de UTI Adulto.

Os recursos investidos no Hospital são do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares de Marçal Filho, Geraldo Resende, Waldemir Moka e Dagoberto Nogueira.

Diagnóstico

Anexo ao Hospital Regional, serão construídas duas estruturas que vão transformar o prédio num complexo hospitalar completo: um para a realização de diagnósticos e o outro para diversos tipos de tratamento. O Centro de Diagnóstico será um amplo serviço que terá equipamentos de última geração para realização de modernos exames como tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultrassonografia com dopplervelocimetria, endoscopia e colonoscopia, raios-x digital, eletroencefalograma, eletrocardiograma, densitometria óssea, laboratório de análises clínicas, teste ergométrico, holter 24 horas e eletroneuromiograma, entre outros.

A Clínica de Especialidades disponibilizará tratamentos nas áreas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, proctologia, geriatria, reumatologia e urologia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia.