CÂMARA REALIZA SESSÃO ORDINÁRIA COM ENTREGA DE AMBULÂNCIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO

CÂMARA REALIZA SESSÃO ORDINÁRIA COM ENTREGA DE AMBULÂNCIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO


Em uma única vota√ß√£o por estar tramitando em regime de urg√™ncia, o Projeto de Lei Complementar 009/2021 - de autoria do executivo, que institui os prazos de envio das pe√ßas or√ßament√°rias de planejamento (PPA, LDO e LOA) do município de Maracaju, e d√° outras provid√™ncias, teve o parecer da Comiss√£o de Legisla√ß√£o, Justi√ßa e Reda√ß√£o Final para parecer final, o PL foi aprovado por unanimidade.

No Expediente os vereadores tiveram suas solicita√ß√Ķes todas aprovadas por unanimidade.

Vereador Rener Barbosa - solicito ao secret√°rio de obras, a extens√£o de rede da ilumina√ß√£o pública no início da Rua Almir de Moraes Ribeiro
Entre os bairros Fortaleza e Olidia Rocha, devido à falta de ilumina√ß√£o pública naquela regi√£o.

Rener ressaltou a gest√£o do Legislativo por meio do presidente, vereador Robert Ziemann e do executivo por meio do prefeito Marcos Calderan, que juntos aos demais vereadores n√£o medem esfor√ßos para atender as demandas da popula√ß√£o e mostrando com clareza as a√ß√Ķes no município.

O vereador pediu ainda a participa√ß√£o da popula√ß√£o nas sess√Ķes e a fiscaliza√ß√£o nos trabalhos dos vereadores, se disponibilizando a imprensa local.

Vereador Robert Ziemann - ressaltou a import√Ęncia de mais uma ambul√Ęncia ao município, destacando episódios em que todas as ambul√Ęncias tiveram que se deslocar para transporte de pacientes a outras cidades. O vereador destacou ainda a aten√ß√£o do legislativo às demandas do município.

Robert estando presidente da C√Ęmara aproveitou a oportunidade para apresentar alguns investimentos j√° realizados através da devolu√ß√£o do duodécimo como: reforma da tape√ßaria dos ônibus escolares, playgrounds, ares condicionados para as escolas, investimentos voltados a Associa√ß√£o dos paraguaios, equipamentos aos postos de saúde, insumos para o castramóvel e outras a√ß√Ķes a partir da devolu√ß√£o do duodécimo, tudo isso através do comprometimento da C√Ęmara com a popula√ß√£o de Maracaju. Parte da devolu√ß√£o do duodécimo vai beneficiar também os pacientes de hemodi√°lise.

O vereador destacando sobre o setembro azul, falou sobre a Lei de sua autoria que foi aprovada e reiterou sobre a import√Ęncia da implanta√ß√£o do CMIL (Centro Municipal de Intérprete em Libras), apresentando a dificuldade na comunica√ß√£o da popula√ß√£o em geral, em escolas, comércio, atendimentos na saúde e tantos outros que atinge diretamente a comunidade surda. "A implanta√ß√£o do CMIL seria um grande presente para os surdos de Maracaju, no m√™s de visibilidade da pessoa surda. "

Robert Ziemann comentou sobre a inaugura√ß√£o da Associa√ß√£o dos Autistas da Grande Dourados, realizada em Dourados pelo governo do estado, a√ß√£o que visa transformar a vida de todos os autistas do servi√ßo de saúde mental da microrregi√£o de Dourados. O vereador pede ainda a prefeitura, que junto com AMAR - Associa√ß√£o Amigos Autistas de Maracaju possa criar essa sede própria da associa√ß√£o também em Maracaju a exemplo de Dourados.

Outra a√ß√£o do governo do estado apresentada pelo vereador foi o lan√ßamento do Programa Pró Trilho, realizado em Brasília pelo governo federal, que teve a participa√ß√£o do governador do estado e foi assinado a ordem de servi√ßo para liga√ß√£o férrea de 76 km ligando Maracaju e Dourados, com investimento de mais 2 bilh√Ķes reais, que ir√° mudar toda logística do escoamento da produ√ß√£o agrícola, beneficiando Maracaju com ainda mais desenvolvimento.

Vereador Nego do Povo - solicitou ao secret√°rio de obras as informa√ß√Ķes sobre as obras do Centro Cultural de Maracaju, localizado na Rua: M√°rio Corr√™a, solicita√ß√£o est√° j√° feita anteriormente que n√£o foi respondida até o momento.

Nego agradeceu a solicita√ß√£o atendida pelo executivo na Rua: Colorado esquina com a Rua: José Pereira da Rosa no Jardim Guanabara, esta solicita√ß√£o j√° havia sido feita em outros mandatos e foi realizada com agilidade pela atual gest√£o.

Vereador Nen√™ da Vista Alegre - exaltou a entrega da ambul√Ęncia que foi sua indica√ß√£o anteriormente a Vista Alegre, que recebeu uma ambul√Ęncia na época e que agora ser√° substituída por uma ambul√Ęncia maior. Nen√™ também ressaltou os investimentos do executivo na educa√ß√£o, agradecendo o empenho e percep√ß√£o do executivo que se sensibiliza com as demandas apresentadas pelos vereadores.

Vereador Jo√£ozinho Rocha - comentando em sua fala sobre a parceria do legislativo com executivo, destacou o trabalho do legislativo como legislador e que a popula√ß√£o se atente que esse papel difere do papel do executivo e que olhem para o trabalho da C√Ęmara, as a√ß√Ķes de cada vereador.

Jo√£ozinho apresentou algumas emendas j√° destinadas pelos deputados por meio dele e de demais vereadores de Maracaju.

O valor destinado pelo deputado Felipe Orro que j√° chega a 1 milh√£o de reais, valor este que foi destinado ao Hospital Municipal para custeio da saúde. Outra emenda destinada, foi do deputado Dagoberto Nogueira no valor de 500 mil reais também para custeio de saúde.

O vereador pede que a popula√ß√£o acesse os sites,e busquem nas mídias as informa√ß√Ķes sobre as a√ß√Ķes e conquistas dos vereadores, a fim de fiscalizar os trabalhos do legislativo.

Jo√£ozinho propôs ainda através da devolu√ß√£o do duodécimo a entrega de uma ambul√Ęncia a cada semestre, para secretaria de saúde do município.

Vereador Hélio Albarello - destacou a entrega de hoje, sendo a 4¬™ ambul√Ęncia entregue em parceria com a prefeitura municipal, ressaltando que no passado em parceria com Rotary foram entregues mais 3 ambul√Ęncias, o que mostra o porqu√™ a saúde do município se destacar a nível estadual e que isso se deve a participa√ß√£o da comunidade e parceria da C√Ęmara com a prefeitura. Hélio parabenizou a todos os vereadores pela economia que é feita na C√Ęmara o que permite a participa√ß√£o na administra√ß√£o do município.

O vereador comentou sobre visita realizada com o executivo no Assentamento Guilhermina, onde foi assinada a ordem de servi√ßo do fornecimento de √°gua no assentamento, ressaltando empecilhos no conv√™nio firmado para o fornecimento naquela regi√£o, que n√£o abrange 100% da √°rea, mas que o prefeito se prontificou executar a parte que n√£o estava inclusa com recurso próprio do município.