Prefeitura de Maracaju inicia atendimentos na Unidade Básica de Saúde Nestor Muzzi aos sábados e feriados

Prefeitura de Maracaju inicia atendimentos na Unidade Básica de Saúde Nestor Muzzi aos sábados e feriados

Ampliação do atendimento visa desafogar atendimentos não urgentes do Hospital Soriano Corrêa da Silva.

Na manhã desta sexta-feira 12-11 o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha esteve visitando às emissoras de rádio da cidade para abordar assuntos ligados à sua pasta e algumas novidades trazidas para a comunidade.

Entre os temas abordados estão a questão da vacinação, abertura da Unidade Básica de Saúde Nestor Muzzi aos sábados e feriados e a dengue no município.

"Temos que destacar que a pandemia ainda não acabou, tivemos o registro de novos casos, semana passada tivemos uma internação e informamos sempre que a vacina é fundamental, pessoas vacinadas, caso infectadas, tendem a ter menor gravidade e somente com a coletividade vacinada, podemos projetar um retorno totalmente normal as nossas atividades." Explicou Thiago.

O Secretário reforçou a mudança da vacinação para o Posto Central, especialmente para a segunda dose e dose de reforço, bem como a primeira dose que como novidade agora deve ser agendada no telefone (67) 9.8472-3273, tal ação visa programar a vacinação, justamente para não perder doses, já que cada frasco de vacina conta com até 5 doses.

ABERTURA DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE AOS SÁBADOS E FERIADOS

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciará essa novidade, visando facilitar a continuidade de atendimentos em alguns casos, suspensa ou atrasada devido a pandemia, agora com números mais calmos, visando não causar acúmulo de atendimentos no Hospital Soriano Corrêa da Silva, optou-se por abrir a Unidade Básica de Saúde do Nestor Muzzi aos sábados e feriados.

"Nosso Prefeito Marcos Calderan pediu a criação dessa alternativa, levando a saúde para mais próximo da nossa população, especialmente toda a região da grande Vila Juquita, por isso o Posto de Saúde Nestor Muzzi abrirá nesses dias, sábados e feriados, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas com atendimento médico, odontólogo e toda a equipe de enfermagem, justamente para atender as demandas não urgentes, evitando levar ao Hospital, onde devem ser levadas as urgências e emergências." Explicou Thiago.

O Secretário Thiago Caminha explicou que essa medida até acelerará os atendimentos, afinal no Posto de Saúde, casos como febres, dores de cabeça serão atendidos prioritariamente, enquanto acidentes, feridos de maior gravidade, serão atendidos no Hospital de Maracaju, cumprindo o seu papel de "Pronto Atendimento" de urgências e emergências.

Os atendimentos não devem ser agendados, afinal a equipe estará para o pronto atendimento no Posto Nestor Muzzi, inclusive estando apta para a consulta, entrega de remédios e até mesmo o teste de COVID-19, iniciando-se já neste sábado e segunda-feira 15-11 (Feriado Nacional de Proclamação de República).

SOBRE A DENGUE

Thiago Caminha ainda alertou e pediu a cooperação da comunidade quanto a limpeza de casas, quintais e terrenos baldios, devido à dengue. Constatou-se que há uma preocupação e existência maior de focos e criadouros nos seguintes bairros: Jardim Guanabara, Porto Belo, BNH, Napoleão, Monte Verde, Jardim Veneza, Cambaraí, Conjunto Leonardo, Floripes, Vila Vicentina, Jardim Lisboa, Vila Moreninha, Bairro Paraguai, Margarida, Ema Rigo, Jardim Ingá, Conjunto Ibarra, Olídia Rocha, Coqueiral, Diógenes Procópio, Vila Adrien, Ilha Bela 1 e 2, Vila Juquita, Nestor Muzzi, Nenê Fernandes, Geazone e Árvores do Cerrado.

Haverá mutirões de limpeza e outras ações de combate a dengue, mas o secretário voltou a alertar que somente com a cooperação da comunidade é possível diminuir as incidências e focos do mosquito Aedes Aegypti.