Escolas Municipais de Maracaju recebem Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP)

Escolas Municipais de Maracaju recebem Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP)
Alunos da Rede Municipal de Ensino trabalham nas etapas de um "pequeno negócio" e comercializam produtos com preços simbólicos no Centro Esportivo Osvaldo Benedito Rodrigues.

Nesta segunda-feira 29-11 a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento e Meio Econômico em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE, realizam o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O programa visa trabalhar o empreendedorismo dentro das escolas levando aos alunos noções de plantio, colheita, estoque, transformação dos produtos, elaboração de preço até a comercialização, trabalhando de forma simultânea questões como investimentos e gestão financeira dos "pequenos negócios", inclusive noções básicas de Matemática Financeira.

"Somos um município predominantemente agrícola e essas oficinas realizam alguns trabalhos voltados para este segmento, claro de forma mais lúdica, utilizando plantas medicinais e temperos naturais, além disso, também a um trabalho com brinquedos ecológicos, itens recicláveis e outras ações, tudo envolvendo o mundo do empreendedorismo e dividido por cada turma, todo o trabalho é acompanhado etapa por etapa, por exemplo, plantas medicinais e temperos, tudo ocorre, desde o cultivo, acompanhando o desenvolvimento, englobando a limpeza do canteiro, adubação, irrigação e colheita. Agora vem a parte de exibição, por isso, convido a comunidade para irem acompanhar, prestigiar e se possível, comprar esses produtos na nossa 1º Feira Empreendedora Escolar." Explicou Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação.

Nos demais negócios apresentados ainda tem uma "Locadora de Produtos", envolvendo o cálculo da aquisição dos itens locados, trabalhando a questão de margem de lucratividade e custo dos produtos, bem como o projeto "Sabores de Cores" apresentando itens culinários, além da "Eco Papelaria", trabalhando a questão da reciclagem e reutilização de papéis, assim como o "Artesanato Reciclável", "Empreendedorismo Social", agregando causas sociais da cidade e "Novas Ideias e Grandes Negócios", tudo isso, trabalhado de forma gradativa, durante todo o semestre até a chegada do momento de apresentação e comercialização.

A Secretária ainda informou que parte do dinheiro arrecadado com a comercialização dos itens será guardado pelos próprios alunos, justamente com o objetivo de reinvestir na produção e estoque de seus "negócios", outra parte ficará com eles para que os mesmos utilizem da maneira que quiserem.

Participam do JEEP as escolas João Batista de Lino Braga, Irma de Lima Matos, José Pereira da Rosa, Santa Guilhermina, Engenho, Maurícia Paré Gomes e João Pedro Fernandes.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, toda essa ação, demonstra a união das secretarias do município e nesta especialmente em parceria com a Secretaria de Educação em prol de um futuro melhor, vinculado ainda ao "Cidade Empreendedora" do SEBRAE que realiza inúmeras ações com foco no empreendedorismo e apoio aos pequenos e médios empresários.

"Esta é uma ação muito importante e que reforça o compromisso da administração municipal em não apenas trabalhar o presente, mas também o futuro, apostando que iniciativas como essas com nossos alunos, gere frutos e criem a expectativa de novos empreendedores em um futuro próximo em nossa cidade. Agradecemos ao Prefeito Marcos Calderan e a Secretária de Educação Carolina Souza, bem como a equipe do SEBRAE, por todo o apoio na realização de mais esta ação do "Cidade Empreendedora"". Afirmou Agadir Mossmann.

Os itens estão sendo comercializados com preços simbólicos no Centro Esportivo Osvaldo Benedito Rodrigues das 8h às 10:30h e das 14h às 16:30h e a participação da comunidade é fundamental, justamente como forma de reconhecer e valorizar o trabalho e empreendedorismo dos alunos.

Já em Vista Alegre a Feira Empreendedora Escolar ocorreu no sábado 27-11 das 13:30 as 16:30 na Escola Júlio Muller.

Sobre o JEEP – 1º Feira Empreendedora Escolar

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.