Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul com 110 cirurgias

Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul com 110 cirurgias

O projeto "Opera MS" j√° é uma realidade no hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assist√™ncia Social), de F√°tima do Sul, com 110 procedimentos j√° computados neste s√°bado, dia 04 de dezembro, nas v√°rias especialidades assumidas.

Juntamente com o "Examina MS", o projeto foi lan√ßado na última quinta-feira (2) pelo governador Reinaldo Azambuja em Campo Grande, como parte do Programa "Caravana da Saúde".

O secret√°rio estadual de Saúde Geraldo Resende, que oficializou o início dos dois projetos em F√°tima do Sul, afirmou que a iniciativa tem como objetivo reduzir, o m√°ximo possível, a fila de espera existente em todos os municípios do Estado, para os mais diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e de exames.

"A pandemia obrigou os hospitais a suspenderem diversos tipos de cirurgias e exames e passarem a atender, quase que exclusivamente, os pacientes de Covid-19. No entanto, com o sucesso da vacina√ß√£o em nosso Estado e a diminui√ß√£o dos casos dessa doen√ßa, podemos retomar a Caravana da Saúde nessa nova formata√ß√£o, para reconstruirmos a meta inicial, que é a regionaliza√ß√£o da Saúde, para a qual temos o aval e total apoio do governador Reinaldo Azambuja", salientou o secret√°rio.

Secret√°rio Geral do lembrou que com a pandemia, hospitais suspenderem diversos tipos de cirurgias e exames para atenderem, quase que exclusivamente, os pacientes de Covid-19
Inédito no interior

Por meio de contrato com o governo do Estado na nova Caravana da Saúde, o Hospital da SIAS est√° apto a realizar os seguintes procedimentos: cirurgia de vesícula por vídeo, hérnias, cirurgias de remo√ß√£o de útero, cirurgias de varizes, urológicas e oftalmológicas.

Além destes, o destaque é para as cirurgias de retina, um procedimento inédito para o interior de Mato Grosso do Sul, uma vez que o mesmo era realizado apenas na capital do Estado.

"Gra√ßas ao governo do Estado, hoje a SIAS escreve mais um capítulo de sua história e torna-se o primeiro hospital do interior, a realizar cirurgia de retina", comemora a diretora-administrativa da unidade, Rosa Concei√ß√£o da Costa.

O compromisso da institui√ß√£o é realizar, no período de vig√™ncia do contrato, 2.412 procedimentos, sendo 201 procedimentos cirúrgicos ao m√™s, contemplando todos os municípios do Estado, por meio do Sistema de Regula√ß√£o Estadual (CORE).

No ato de lan√ßamento oficial da Caravana da Saúde em F√°tima do Sul, o secret√°rio Geraldo Resende foi recepcionado também pelo presidente do Conselho Deliberativo do Hospital, Adair Luiz Antoniete e demais conselheiros, pela diretora-administrativa Rosa Concei√ß√£o da Costa, acompanhado da prefeita anfitri√£, Hilda Machado e dos prefeitos Boquinha (Angélica); Valdir Sartor (Deod√°polis); Aldenir Barbosa do Nascimento, o Guga (Novo Horizonte do Sul); e Marquinhos do Dedé (Vicentina), além do deputado estadual Londres Machados, secret√°rios municipais de saúde, vereadores, diretores do Hospital da SIAS, entre outras lideran√ßas.

"Agradecemos ao secret√°rio de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que juntamente com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, lan√ßam este projeto, que permite atender tantas pessoas que aguardavam h√° anos pelos procedimentos cirúrgicos, e também aos profissionais de saúde que diante deste grande projeto, poder√£o se manter no mercado de trabalho e usufruir das estruturas que por conta da pandemia foram disponibilizadas para atender pacientes com Covid, mas que agora os leitos j√° est√£o sendo ocupados por pacientes cirúrgicos", finalizou Rosa Concei√ß√£o.