Vestibulares da UFGD inscrevem para cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras

Vestibulares da UFGD inscrevem para cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece dois vestibulares diferentes para o curso de Letras – Libras (Língua Brasileira de Sinais), um processo seletivo é específico quem quer ser professor na Educação Básica ou Superior (Licenciatura) e outro é direcionado para quem quer ser tradutor e intérprete (Bacharelado). As aulas são na modalidade a distância e os cursos são gratuitos.

Os candidatos têm até 14 de janeiro para fazer a inscrição pela internet, na página de cada vestibular. A taxa de inscrição para os vestibulares é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

Quem quiser solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição tem até esta sexta-feira (10/12). Tal direito é garantido para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

De acordo com o cronograma, as provas de redação e objetiva acontecerão em 20 de março de 2022, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande para o Bacharelado e somente em Dourados para a Licenciatura.

LICENCIATURA – PROFESSOR DE LIBRAS

A Licenciatura em Letras-Libras apresenta 30 vagas com prioridade para pessoas surdas, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626/2005. A versão do edital acessível em Libras está disponível na página do vestibular. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará para os ouvintes conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e outra metade será reservada para estudantes de escola pública, com recorte sobre renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o projeto pedagógico da licenciatura, os profissionais serão formados com a possibilidade de atuarem com as múltiplas faces da linguagem humana, a saber: No uso e no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos mediante metodologia diferenciada considerando as diferentes modalidades entre a primeira língua (modalidade espaço-visual) e a segunda (modalidade oral-auditiva); No ensino de Libras em magistério regular (no ensino fundamental e médio), em cursos variados, em aulas individuais e no magistério superior (como auxiliar de ensino); Na atuação em projetos e em atividades de formação continuada e de capacitação de professores; entre outras possibilidades.

BACHARELADO – TRADUTOR E INTÉRPRETE

O Bacharelado também apresenta 30 vagas, mas é mais amplo, não tem prioridade para surdos, seguindo somente a Lei n.º 12.711/2012, com metade das vagas reservadas para estudantes de escola pública, distribuídas de acordo com a renda familiar e as cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, já que está dentro do Vestibular geral da UFGD com 33 cursos de graduação (PSV 2022).

De acordo com o projeto pedagógico do bacharelado, a demanda pela profissão de tradutor e intérprete de Língua Portuguesa – Libras (TILS) busca garantir a comunicação nos mais diversos espaços sociais, tais como nas esferas educacional, legal e governamental, da saúde e em eventos diversos em que sua presença se fizer necessária. Entre os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas estarão o domínio das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, em termos de sua estrutura, seu funcionamento e suas manifestações culturais, e a consciência das variedades linguísticas e culturais, recebendo e produzindo textos nas modalidades viso-gestuais e orais/escritos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para maior segurança do candidato, as informações sobre os vestibulares deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.

Já os candidatos que necessitarem de atendimento acessível em Libras, com intérprete da Faculdade EaD/UFGD, para dirimir eventuais dúvidas referentes aos editais, deverão recorrer ao contato pelo e-mail [email protected] e as orientações serão prestadas em Libras por vídeo.

As principais características de cada curso estão disponíveis no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index.

Acompanhe as páginas de cada vestibular em:

Bacharelado – Processo Seletivo Vestibular 2022 (PSV): https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2022Licenciatura – PSVLetras-Libras – 2022: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2022