Em Ponta Porã, Prefeitura de Maracaju conhece trabalhos do FAC e Secretaria de Assistência Social

Em Ponta Porã, Prefeitura de Maracaju conhece trabalhos do FAC e Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social do município e seus órgãos vinculados como FAC, CREAS e Coordenadoria da Mulher cumpriram agenda na manhã desta quinta-feira 09-12 no município de Ponta Porã.

A ação teve o objetivo de trocar experiências de ações bem-sucedidas em Ponta Porã para serem compartilhadas com a cidade de Maracaju, justamente com o objetivo de aplica-las no caso de mulheres vítimas de violência doméstica, bem como na realização de cursos e ações que visam trazer motivação, conhecimento e renda extra para mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Primeira-Dama Meire Calderan, o objetivo é acelerar os trabalhos do FAC, órgão que foi criado na atual gestão justamente com o objetivo de atender mulheres, crianças e famílias em situação de dificuldade, mesmo sendo um órgão relativamente novo em Maracaju, o mesmo conta com vários anos de existência em outros municípios.

"Criamos o FAC em Maracaju com o objetivo de atender a comunidade, abrindo caminhos de capacitação, treinamento e reforçar nossa rede de proteção as mulheres, crianças e idosos, contamos com bom relacionamento com prefeituras vizinhas como a de Campo Grande e Ponta Porã, sendo que estamos buscando conhecimento e, principalmente, trazendo projetos bem-sucedidos aqui, visando errar menos, atender mais rápido e melhor à população de nossa cidade." Afirmou Meire Calderan.

Na ocasião a comitiva integrada pela Diretora de Departamento Mary Saad, Coordenadora da Mulher Jamaika do Carmo e a Psicóloga Kênia Barros, além da Primeira-Dama Meire Calderan, foram recepcionadas pela Secretária de Assistente Social de Ponta Porã Vera de Oliviera e tiveram a oportunidade de conhecer cursos gratuitos e práticos de diversas áreas que possibilitam um início imediato, bem como uma rápida geração de renda.

Em Ponta Porã o FAC – Fundo de Apoio a Comunidade já foi responsável pela elaboração, realização e emissão de certificados aos alunos concluintes de Cursos de Manicure, fabricação de shampoo artesanal, atendimento ao cliente, Curso de Jardinagem, Pintura em Tela, Cílios de Longa Duração, Painéis em Tecido para crianças com autismo e TDAH, entre outros.

Outro objetivo da visita é buscar uma padronização aos trabalhos do FAC, deixando-os semelhantes aos trabalhos de Campo Grande e Ponta Porã, já trazendo os modelos de cursos com boa aceitação e rápida rentabilidade para Maracaju, bem como, adaptando-os em caso de necessidade.

O resultado das visitas e reuniões já está sendo colocado no Planejamento de Ações para o ano de 2022 do FAC de Maracaju.