Pesquisa do Instituto Ranking mostra crescimento de Riedel na preferência do eleitorado, com 15,40%; André aparece com 30,25% e Marquinhos Trad com 24,15%

Pesquisa do Instituto Ranking mostra crescimento de Riedel na preferência do eleitorado, com 15,40%; André aparece com 30,25% e Marquinhos Trad com 24,15%

Pesquisa do Instituto Ranking mostra disputa embolada para o Governo do Estado em 2022 entre o ex-governador André Puccinelli (MDB), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ouvindo 2.000 pessoas com idade acima de 16 anos em 35 dos 79 municípios do Estado, o levantamento apontou o seguinte resultado de intenção de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados aos entrevistados): André Puccinelli (30,25%), Marquinhos Trad (24,15%) e Eduardo Riedel, com 15,40%.

Os números indicam que neste cenário Eduardo Riedel é o que mais vem crescendo na preferência do eleitorado. Enquanto André e Marquinhos articulam há anos para a disputa, Riedel foi indicado pelo PSDB como pré-candidato no início do segundo semestre deste ano. Considerado desconhecido por ser novato na política, o secretário estadual de Infraestrutura vem conquistando o apoio de importantes lideranças, resultado dos mais de R$ 1 bilhão em investimentos em todos os municípios do Estado na área de infraestrutura.

À medida que cresce nas pesquisas, o pré-candidato do PSDB vai ganhando adesão de integrantes dos partidos dos seus principais adversários. No final de novembro, durante evento em Mundo Novo, o deputado Londres Machado discursou: "Não temos que pensar em pessoas, temos que pensar em projetos. Temos que pensar em quem é que conhece os projetos. Quem senta na cabeceira da mesa e conversa com todos os prefeitos é o Riedel". Londres é marido da prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado, também do PSD.

No dia 16 deste mês, o prefeito Gilberto Garcia (PL), de Nova Andradina, também manifestou apoio a Riedel. "Estruturou o Estado, fez as reformas amargas e doídas, e hoje está preparado para continuar avançando, por isso eu digo: tem que continuar. O melhor é continuar, para que todos os municípios sejam beneficiados".

O MDB, de André Puccinelli, também rachou. O deputado estadual Eduardo Rocha, marido da senadora Simone Tebet (também do MDB), assumiu no início de dezembro a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), pasta ocupada por Riedel antes de assumir a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura. No mesmo dia, Marco Aurélio Santullo foi empossado como Secretário Especial do Escritório de Assuntos Estratégicos com os Municípios. Santullo é ligado a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do DEM, partido que mais elegeu prefeitos na última eleição, perdendo apenas para o PSDB, que hoje comanda 35 prefeituras no Estado.

Eduardo Riedel tem a seu favor ainda, conforme a pesquisa do Instituto Ranking, o baixo índice de rejeição (3,65%), enquanto André Puccinelli tem 25,70% e Marquinhos Trad, 13,25%.

Numa disputa acirrada, ao analisar a trajetória dos experientes políticos que lideram a pesquisa do Instituto Ranking, André e Marquinhos podem enfrentar dificuldades. O emedebista, por exemplo, obteve 61,334% dos votos válidos quando se elegeu governador pela primeira vez em 2006 e em 2010 foi reeleito com 55,99% dos votos (recuo de 5,343%). Já Marquinhos Trad chegou à Prefeitura da Capital em 2016 com 58,77% (241.876 votos) e na reeleição, no ano passado, enfrentando candidatos notadamente sem grande potencial eleitoral, teve 218.418 votos (52,58%), ou seja, perdeu 23.458 eleitores de um pleito para o outro.