Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente participa da "Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2021"

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente participa da

Evento abordou em duas palestras temas ligados a agropecuária sustentável e mudanças climáticas.

Na última quinta-feira 16-12, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente participou do evento integrado a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2021.

O evento fez parte da semana nacional da Ciência e Tecnologia que discute "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" e levar o conhecimento das universidades para a comunidade. Foi oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e apoiada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju

A primeira palestra com o professor MSc. João Pedro Cuthi Dias da empresa Sophus, trazendo o tema "Agropecuária como ferramenta para enfrentar as mudanças climáticas".

A palestra mostrou dados atualizados e alarmantes das mudanças climáticas do planeta e explanou sobre a terceira onda agrícola que passa a tratar o solo como um ambiente vivo, dando alternativas sustentáveis de produção, bem como, viabilizando aumento de produtividade tanto na agricultura quanto na pecuária de forma sustentável. Ao mesmo tempo que essa abordagem permite o aumento de produtividade na agropecuária, serve como uma ferramenta muito poderosa de captura de carbono atmosférico, sendo uma grande aliada no enfrentamento das mudanças climáticas.

A segunda palestra com o Professor Dr. Flavio Aristone da UFMS trazendo o tema: "Bocaiuva, a Palmeira da Paz. O aproveitamento de frutos do Cerrado". Esta palestra mostrou as características botânicas, da bocaiuva da nossa região que tornam a bocaiuva daqui diferenciada quando comparado com de outras regiões devido suas propriedades nutricionais e potencialidade de processamento. Mostrou ainda as possíveis formas de aproveitamento deste fruto, receitas de pratos feito com esse fruto, houve distribuição de cartilha com receitas culinárias levando a bocaiuva como ingrediente principal e trouxe sugestões e possibilidades reais de comercialização tanto do fruto quanto de subprodutos processados do fruto para nossos agricultores familiares que estavam presentes no evento.

No evento estavam presentes profissionais da área agrícola e ambiental, munícipes, agricultores familiares da comunidade tradicional Quilombola São Miguel e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann.

"Os temas deste evento vieram totalmente ao encontro de tudo que sempre buscamos trabalhar na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente que é apoiar e permitir que aconteça o desenvolvimento econômico de forma sustentável, respeitando o Meio Ambiente e o bem estar da população." Afirmou Agadir.

Agadir Mossmann ainda destacou que essa palestra demonstra que diferente do que muitas vezes é abordado, a agropecuária pode ser uma grande aliada no controle do aquecimento global.

"Assim como o Professor Flávio nos mostrou uma grande riqueza que temos em abundância no nosso município que se perde e pode servir de fonte de renda para nossos agricultores familiares e mostra o caminho para que isso aconteça. Certamente essa iniciativa vai induzir a população a preservar ainda mais a Bocaiuva que é uma espécie nativa do nosso cerrado." Finalizou Agadir.

O evento foi realizado na sede da ASSEMA na Rua Rui Barbosa na Vila do Prata.