Referência em gestão de resíduos sólidos, Maracaju recebe visita do Prefeito e Secretário da cidade Camapuã

Referência em gestão de resíduos sólidos, Maracaju recebe visita do Prefeito e Secretário da cidade Camapuã

Autoridades visitaram o município para conhecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na gestão de resíduos sólidos.

Na última terça-feira 14-12 a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, recebeu o Prefeito de Camapuã Sr. Manoel Nery e o Secretário de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo Sr. Antônio Giovani Diniz da Rocha, que realizaram uma visita técnica para conhecer como está sendo conduzida a gestão dos resíduos sólidos, o transbordo municipal, coleta seletiva e Projeto Recicla Maracaju.

Durante a visita os Coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento de Maracaju Rodrigo Olegário e Jerônimo Hillesheim apresentaram os setores da secretaria e os trabalhos desenvolvidos por cada um, principalmente os executados pela Coordenadoria de Política Ambiental, órgão de interesse dos visitantes.

De acordo com o Secretário de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreenderismo de Camapuã seu município ainda trabalha com "lixão" a céu aberto, mas o município já trabalha com a implantação de um transbordo e o município de Maracaju é uma visível referência nesta área.

"Viemos conhecer o transbordo, coleta seletiva e a separação para reciclagem dos resíduos sólidos, todos esses segmentos pretendemos implantar em nossa cidade e, por isso, houve a necessidade de conhecer o bom trabalho desenvolvido em Maracaju, onde esses processos já estão em andamento e com isso realizar o compartilhamento de informações, para nos ajudar em todas as ações que serão implantadas e realizadas, sendo de extrema importância essa troca de experiências entre as cidades e suas administrações, para que tenhamos êxito e bons resultados." Afirmou Antônio Giovani Diniz da Rocha, Secretário de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo de Camapuã.

De acordo com Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente a Prefeitura de Maracaju busca cada vez mais melhorar os processos, bem como diminuir os resíduos destinados ao aterro sanitário.

"Nosso trabalho atual é diminuir os resíduos destinados ao Aterro Sanitário que temos terceirizado, seja através da coleta seletiva, porém, isso só se torna possível com o apoio da população ao fazer a separação e destinação correta dos resíduos. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos fazendo de tudo para que tenhamos resíduo zero na cidade, pensando no futuro de uma Maracaju mais sustentável." Destacou Agadir.

O Prefeito de Camapuã Manoel Nery agradeceu a receptividade e aproveitou para parabenizar a gestão municipal pelo bom trabalho desempenhado, salientando que lidar com isso é um desafio constante e a "boa experiência" de Maracaju será extremamente válida em Camapuã.

"O Secretário Agadir nos mostrou todo o processo e tivemos a satisfação de visitar tanto o espaço onde fica os contêineres de transbordo, quanto o espaço em que a associação organiza o material para reciclagem. Também conhecemos todo o projeto a ser desenvolvido e o objetivo de Maracaju ser a primeira cidade de MS a se tornar resíduo zero. Agradecemos muito o carinho e a orientação de toda a equipe, essa troca de experiências e diálogo entre as cidades é fundamental, vamos trabalhar para implantar um processo semelhante ao de Maracaju no município de Camapuã", disse o Prefeito Manoel.

Maracaju possui um Ecoponto no Recicla Maracaju, caminhões de coleta seletiva passando nos bairros em dias alternados e recebimento de materiais devidamente separados no transbordo.

Maiores informações sobre a Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos podem ser obtidas no (67) 3454-1731.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente ainda reforça que o descarte do lixo deve ocorrer de forma correta, não sendo permitido despejo em locais inapropriados, sendo passível de multas.