Após duas semanas sem atualizações, Mato Grosso do Sul registra 79 novos casos de Covid-19

Secretaria ficou 11 dias sem divulgar informações após sistema do Ministério da Saúde ser atacado por hackers

Após duas semanas sem atualizações, Mato Grosso do Sul registra 79 novos casos de Covid-19

Após ficar 11 dias sem atualizar a situação epidemiológica do coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou novos boletins que mostraram 79 novos casos da doença.

Os dados são referentes aos últimos sete dias. A interrupção na divulgação ocorreu após o sistema do Ministério da Saúde sair do ar, devido ao ataque de hackers.

No boletim divulgado na quinta-feira (23), haviam sido 76 novos casos e 12 óbitos. Já no documento publicado hoje (24), foram 3 casos e 2 mortes.

Ao todo, o Estado contabiliza 9.718 óbitos e 379.581 de casos confirmados desde o início da pandemia.

Atualmente existem 48 pessoas hospitalizadas em Mato Grosso do Sul, sendo 28 em leitos clínicos (25 público; 3 privado) e 20 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (18 público; 2 privado).

Em Campo Grande, Corumá e Três Lagoas, não foram notificados novos casos nesta sexta-feira; em Dourados, foram 4 casos; em Ponta Porã, 1.

A média móvel dos casos está em 11,3 e taxa de letalidade em 2,6.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os municípios continuam a inserir os dados, de forma manual, nos sistemas do Ministério da Saúde.

"Neste período, os serviços não foram suspensos e os municípios fizeram o controle por meio do preenchimento de fichas manuais. Então, há uma grande mobilização entre os municípios de Mato Grosso do Sul, no sentido de digitarem seus casos, na plataforma federal".