Pelo 3º ano consecutivo, UFMS carimba lista das universidades mais sustentáveis do mundo

Das 40 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS ficou em 5º lugar

Pelo 3º ano consecutivo, UFMS carimba lista das universidades mais sustentáveis do mundo

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apareceu entre as universidades mais sustentáveis do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

O ranking "UI GreenMetric World University Rankings" avalia universidades em relação às suas práticas de sustentabilidade. Neste ano, o tema do foi "Universidades, UI GreenMetric e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de pandemia".

Das 40 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS ficou em 5º lugar no geral, e em 3º, dentre as instituições federais. Já entre as 118 universidades da América Latina, ficou na 18ª posição.

Ao todo, 956 instituições de ensino do mundo todo foram avaliadas, nesta lisa, a UFMS se classificou no 163º lugar.

A UFMS participa do GreenMetric desde 2019 e, neste ano, teve a melhor classificação desde sua primeira avaliação. Além disso, foi a única do Estado listada.

Entre as universidades brasileiras, aparecem instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro (PUC-RIO), Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras.

Seis itens são avaliados para classificar as instituições de ensino: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Ãgua, Transporte e Educação; e Pesquisa. A instituição responsável por realizar o ranking, Universitas Indonesia, fez diversas perguntas para avaliar o desempenho através de dados, fotos, links.

Entre as questões, o item que a UFMS mais pontuou foi na item Educação e Pesquisa: dos 1.800 pontos possíveis, ficou com 1.700.

"Se comparado com todas as 956 instituições avaliadas, a UFMS ficou em 43º lugar nesse tema em todo o mundo", explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves.

"A cada ano aumenta o número de instituições participantes e o desafio de consolidar nossos bons resultados é cada vez maior. Avaliamos a participação da UFMS no GreenMetric 2021 como um bom resultado, mas ainda há muito o que ser feito", diz Leonardo.

É possível conferir o ranking completo aqui.