Educação: balanço de 2021

Educação: balanço de 2021

Nos melhores casos, o saldo da Educação em 2021 será negativo. Resta saber se vamos aprender com a experiência. Seguem algumas sugestões para os gestores interessados no tema.

Bem ou mal, as aulas voltaram na maioria dos municípios. Alguns indicadores podem ajudar o gestor a fazer uma avaliação de suas redes.

Primeiro, indicadores de frequência: qual porcentagem de alunos frequentou aulas regularmente no segundo semestre? Segundo, indicadores de perdas: quantos alunos não retornaram?

Esses dois indicadores darão uma ideia da eficiência da rede. Quanto mais próxima de 100%, no caso da frequência, e quanto mais próxima de zero, no caso da evasão, melhores terão sido as estratégias de busca.

Um terceiro conjunto de indicadores: foi feito um diagnóstico dos alunos e, se foi, os instrumentos foram adequados? Se foram adequados, o gestor saberá quantos e quais alunos encontram-se em que estágio em relação ao desempenho esperado. Fazer um bom diagnóstico e usá-lo para interpretar a realidade já terá sido um grande avanço. Não fazê-lo depõe contra a qualidade da gestão.