Foi um ano atípico na Educação em 2021

Foi um ano atípico na Educação em 2021

Uma das principais características de 2021 é que, na grande maioria das redes, esse foi um ano letivo que começou de maneira remota e chegou ao fim com aulas 100% presenciais. E tudo isso em meio a uma pandemia, em que cada professor e cada estudante foram afetados de um jeito diferente pela crise e por seus múltiplos impactos.

As escolas se veem, então, diante de um cenário em que todos estão reunidos novamente na sala de aula presencial. Nesse contexto, precisam lidar com as consequências deste momento tão delicado que, mesmo com o avanço da vacinação, ainda não acabou.

No entanto, antes de intensificar discussões importantes, como a recomposição das aprendizagens afetadas pelo biênio pandêmico, é válido fazer um balanço das ações, práticas, tropeços e acertos que marcaram esse ciclo que se encerra em dezembro. A partir das produções da equipe de jornalismo da NOVA ESCOLA e das entrevistas com professores ao longo de todo o ano, preparamos uma retrospectiva com os principais acontecimentos que marcaram o universo da Educação em 2021.

Momentos diferentes de cada rede

Em um país de dimensões continentais e sem uma coordenação nacional, o enfrentamento e os impactos da pandemia foram diferentes em cada rede – como foi possível perceber desde 2020. Cada uma buscou encontrar caminhos e soluções para seus desafios específicos. Com isso, o ensino remoto e o híbrido funcionaram de maneiras diversas em cada localidade.

Com o início da vacinação, acrescentou-se um novo elemento a essa realidade: cada estado avançou de forma própria na vacinação da população. Assim, alguns priorizaram os professores desde o início, enquanto outros demoraram para adotar a medida.