Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AGRO

Seca fez Paraná perder ao menos 8 milhões de toneladas de soja

Estimativa é do chefe do Departamento de Economia Rural, ligado à Secretaria da Agricultura. Problemas nas lavouras são irreversíveis, diz ele


Os números atualizados semanalmente pelo Departamento de Economia Rural (Deral) dão uma ideia dos efeitos da seca sobre as lavouras de grãos do Paraná. A estimativa inicial do órgão ligado à Secretaria da Agricultura para a safra 2021/2022 era de 21 milhões de toneladas. Em dezembro de 2021, já se falava em uma quebra de 12%. De lá para cá, a situação só foi se agravando.

"Temos visto que a seca permaneceu agressiva nos últimos dias. Essa redução na soja evoluiu significativamente e em um levantamento preliminar nós já constatamos perdas próximas a 37,8% na produção", afirma Salatiel Turra, chefe do Deral. Ele afirma que o Paraná vai deixar de produzir cerca de 8 milhões de toneladas.

No milho, o Paraná previa uma inicialmente uma produção de 4,2 milhões de toneladas. Dados mais recentes apontam uma quebra de 42%, produzindo cerca de 2,4 milhões de toneladas.

De 20 de dezembro para cá, o Deral veio constarando uma piora nas condições das lavouras.Na soja, as áreas consideradas ruins passaram de 13% para 31%; as médias, de 30% para 39%; e as boas, de 57% para 30%. No milho, as ruins subiram de 10% para 25%; as médias caíram de 40% para 27%; e as boas, de 63% para 35%.

"Assim é possível dimensionar como está complicada a situação e a perspectiva não é boa", diz Turra. "São bilhões de reais que o estado deixa de receber. E e estamos falando só de soja e milho. Apesar de existirem chuvas em áreas isoladas nesse momento, isso não vai recuperar aquela cultura que já estava em uma fase avançada de formação de grãos", acrescenta.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!