Em visita ao "Recicla Maracaju", Prefeito Marcos Calderan e Secretário Agadir Mossmann comemoram bons resultados na coleta de resíduos sólidos

Em visita ao

No ano de 2020, o município coletou e separou 286 toneladas, já em 2021 chegou a 455 toneladas de resíduos recicláveis coletados e separados.

Na tarde desta quarta-feira 23-02, o Prefeito Marcos Calderan acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann realizaram uma visita institucional no "Recicla Maracaju".

O projeto existente no município é um exemplo para o estado na coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos recicláveis, associados a entidade são os responsáveis pelo processo se separação, prensagem e destinação dos resíduos recicláveis para Campo Grande, onde são comercializados e as receitas são compartilhadas entre todos os trabalhadores da associação Recicla Maracaju.

O município doa para a associação o material reciclável recolhido pela coleta seletiva municipal e entra com o aluguel do salão, aquisição e manutenção de equipamentos, destinação do caminhão para transporte do material preparado pela associação para comercialização, além de destinar servidores para o apoio administrativo da associação.

"Este é um setor que a administração municipal trata com muito carinho e dedicação, contamos com esses valorosos colaboradores que além de ter uma profissão, gerando renda e oportunidades para toda a família, acabam por ser uma profissão que colabora com o meio ambiente, fazendo com que resíduos que demorariam anos para se decompor, possam ser descartados de uma maneira correta e sustentável." Explicou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

O "Recicla Maracaju" vem em uma crescente, desde a posse da nova gestão do município em 2021, aponta-se crescimentos expressivos nos números de resíduos coletados, separados e destinados, sendo que em 2020 foram 286 (Duzentos e oitenta e seis) toneladas, 2021 foram 455 (Quatrocentos e cinquenta e cinco) toneladas e somente até 24 de Fevereiro deste ano 137 (Cento e trinta e sete toneladas) já passaram pelas mãos dos trabalhadores da associação.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, Maracaju é um município preocupado com as futuras gerações e o Recicla Maracaju faz parte do grande projeto de desenvolvimento para a cidade.

"Queremos ampliar os ganhos dos trabalhadores, bem como, aumentar a demanda, mas para isso ocorrer e se tornar uma realidade, nossa população tem que cooperar, separando o seu lixo doméstico entre os itens recicláveis e não recicláveis, temos a coleta das duas maneiras, ocorrendo em dias alternados, cooperar com o Meio Ambiente é fácil em nossa cidade, separem os resíduos sólidos e apoie a causa do Recicla Maracaju." Explicou Marcos Calderan.

Atualmente há a Coleta Seletiva, própria paras resíduos sólidos recicláveis como papelão, vidro, plásticos e etc., bem como, também a tradicional coleta do caminhão para resíduos não recicláveis como restos de comida e outros.