Bioparque Pantanal tem 5,3 mil visitas agendadas e 18 mil acessos por minuto em site

Maior aquário de água doce do mundo será aberto ao público em 2 de maio

Bioparque Pantanal tem 5,3 mil visitas agendadas e 18 mil acessos por minuto em site

O Bioparque Pantanal, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal, teve 5.315 visitas agendadas e 18 mil acessos por minuto no site até a noite desta sexta-feira (22), de acordo com a assessoria de comunicação do governo de Mato Grosso do Sul.

Com isso, agendamentos para as duas primeiras semanas de maio já se esgotaram.

O site enfrentou instabilidades e problemas técnicos ontem e a equipe de Tecnologia do governo do Estado trabalha para que o portal seja normalizado.

O site enfrentou instabilidades devido ao grande número de acessos na plataforma de cadastramento do Bioparque. A previsão é que o sistema esteja em pleno funcionamento na segunda-feira (25).

O local será aberto ao público no dia 2 de maio e foi inaugurado em 28 de março de 2022. O ponto turístico terá entrada gratuita até 31 de dezembro de 2022.

Agendamento

O Bioparque Pantanal será aberto para determinado grupo a cada dia da semana. A segunda-feira será exclusiva para escolas estaduais. Terças e quintas-feiras serão abertas ao público.

A quarta-feira de manhã será dedicada às escolas municipais e a tarde às escolas particulares.

A sexta-feira será exclusiva para grupos de associações, fundações, instituições e visitas técnicas de universidades. Todos os dias haverá dez vagas exclusivas para turistas de fora do Estado.

A visitação será guiada com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. O horário de funcionamento do Bioparque é das 7h30 às 18h. As visitas ocorrerão das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Confira o passo a passo para efetuar o agendamento:

  1. Acesse este site
  2. Opte pelo cadastro individual (CPF) ou de grupo (CNPJ)
  3. Caso opte pelo cadastro individual, informe o tipo de visitante (turista, trade turístico ou público geral)
  4. Caso opte pelo cadastro de grupo, informe o tipo de visitante (escola municipal, escola privada, escola estadual, organizações da sociedade civil ou institucional) e a quantidade de pessoas do grupo
  5. Escolha o dia e horário disponível
  6. Voucher com data e horário da visita será gerado
  7. Imprima o voucher
  8. Faça o o check-in na bilheteria, com leitor de QR code e emissão de pulseira.

Aquário do Pantanal

O local foi inaugurado em 28 de março de 2022, após onze anos em obras. O atrativo turístico é considerado como o maior aquário de água doce do mundo.

O Aquário do Pantanal, além de ponto turístico, também é centro de pesquisa da fauna pantaneira sul-mato-grossense. O local é equipado com laboratórios, bibliotecas e acervos históricos.

A construção do Aquário do Pantanal iniciou em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e terminou na gestão do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em 2022.

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. O valor total investido na obra é de R$230 milhões, de acordo com Azambuja.

O Aquário do Pantanal tem 19 mil m² de área construída, 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes.

O volume total de água é de cinco milhões de litros. O local é ponto turístico e centro de pesquisas e estudos do Pantanal sul-mato-grossense.

O Bioparque tem aproximadamente 230 espécies de peixes, além de animais como jacaré e sucuri.

Além disso, abrigará 151 espécies pantaneiras, 55 da Amazônia, 14 africanas e cardumes da Oceania, Ásia e América Central.

O governo de Mato Grosso do Sul assumirá a gestão do aquário até 31 de dezembro de 2022, após desistência do Grupo Cataratas.