Prefeitura de Maracaju pede instalação de Delegacia da Mulher e destinação de efetivo de 2 soldados femininos para ampliar e reforçar ações do PROMUSE

Em agenda com Governo do Estado, intermediada pelo Vereador Joãozinho Rocha, Primeira-Dama Meire Calderan e Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo também convidaram Governador para participar do encerramento do "Agosto Lilás" em 31 de Agosto.

Prefeitura de Maracaju pede instalação de Delegacia da Mulher e destinação de efetivo de 2 soldados femininos para ampliar e reforçar ações do PROMUSE



Na manhã desta quinta-feira 05-05, a Prefeitura de Maracaju através da Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e a Primeira-Dama Meire Calderan, intermediadas pelo Vereador Joãozinho Rocha e Deputada Estadual Mara Caseiro, reuniram-se com o Governador Reinaldo Azambuja para levantar pautas e demandas em prol as mulheres do município.

Entre as demandas solicitadas foi a instalação da Delegacia da Mulher, sendo esta em caráter de urgência, já que mesmo diante dos esforços da equipe do município, devidamente apoiada pela Polícia Militar, infelizmente nota-se um aumento expressivo dos casos de violência contra a mulher.

"Apresentamos ao Governador Reinaldo Azambuja duas demandas importantes, tratando-se da destinação de duas policiais para o PROMUSE e de forma urgente, instalação da Delegacia da Mulher na cidade, afinal contamos com um significativo aumento de denúncias e casos de agressão as mulheres em nossa cidade, mesmo com todos os esforços que estamos fazendo, através de ações, palestras, fiscalização e busca pela conscientização." Afirmou Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres.

Jamaika no entanto, destacou que parte deste aumento de denúncias, deve-se ao encorajamento de mulheres, através de ações de capacitação e empoderamento das mulheres, classificando que as mulheres estão mais "motivadas" a denunciarem e "saírem do círculo de violência".

Segundo a Primeira-Dama Meire Calderan o Governo do Estado é um grande parceiro da causa das mulheres como um todo, prova disso é a criação do Programa Bem-Nascer MS e a destinação do PROMUSE para Maracaju.

"O PROMUSE é uma grande conquista, realizando ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, bem como, criando ações educativas voltadas a prevenção da violência doméstica e familiar, além disso, realiza o que chamamos de atenção secundária, através de ações com foco em famílias em contexto de violência doméstica, fiscalização de medidas protetivas e visitas solidárias, além de uma constante articulação conosco para o real enfrentamento à violência contra a mulher." Explicou Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju.

O município ainda prepara uma forte campanha do Agosto Lilás, tratando-se possivelmente da primeira campanha após o período mais grave da pandemia, fazendo-se necessário um reforço das ações como um todo.

Na ocasião a comitiva maracajuense também entregou um convite ao Governador Reinaldo Azambuja para que o mesmo participe presencialmente do encerramento da campanha, previsto para 31 de Agosto deste ano.

Participaram da reunião o Governador Reinaldo Azambuja, Secretário Adjunto de Educação Édio Antônio Resende de Castro, Deputada Estadual Mara Caseiro, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Política Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e o Vereador Joãozinho Rocha que intermediou a agenda.

Sobre o PROMUSE

Em amplo funcionamento em Maracaju, o PROMUSE - Programa Mulher Segura é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.