Mato Grosso do Sul participa de evento da ONU para debater redução de risco de desastres

Mato Grosso do Sul participa de evento da ONU para debater redução de risco de desastres

O coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec), coronel Fábio Catarinelli, compõe a delegação brasileira durante a 7ª sessão da Plataforma Global para Redução do Risco de Desastres, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Bali, na Indonésia.

Representando Mato grosso do Sul, o coordenador da Defesa Civil estadual destacou a importância da participação no evento da ONU. "Muito do que o Mato Grosso do Sul tem feito nas suas diversas secretarias também tem sido feito em outros países. Nesse evento estou tendo a oportunidade tanto receber como compartilhar experiências na área de redução de risco de desastres", disse.

O coronel Fábio Catarinelli também enfatizou o intercâmbio de informações com representantes de todo o mundo. "Uma das atividades que acho bastante interessante é a oportunidade de conversar com representantes de outros países que também enfrentam dificuldades na redução do risco de desastres, mas que também tem inovado", pontuou.

Esta é a sétima edição do evento, que reúne governos, sistema da ONU e outros atores para troca de experiências e conhecimentos sobre a redução do risco de desastres, bem como avaliar e discutir o avanço de ações para construir sociedades mais resilientes. A Plataforma Global é promovido pela ONU e acontece entre 23 a 28 de maio em Bali, na Indonésia.

Durante o evento está sendo verificado a implementação do Marco de Sendai, adotado na Terceira Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres, realizada em 2015, no Japão. O Marco definiu a compreensão do risco como a primeira prioridade, pois permite que a gestão pública priorize ações de prevenção com base em dados objetivos. O Marco de Sendai, que tem vigência até 2030, também será revisado no evento.

Airton Raes, Subcom
Foto: Divulgação