Prefeito Marcos Calderan recebe Consultor do SEBRAE e projeta ampliação do "Recicla Verdinho"

Programa é referência em educação financeira, incentivo a Agricultura Familiar e preservação ambiental para as crianças da Rede Municipal de Ensino.

Prefeito Marcos Calderan recebe Consultor do SEBRAE e projeta ampliação do


Nesta semana o Prefeito Marcos Calderan, acompanhado da Chefe de Gabinete Cléo Wosniak e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, recepcionaram o Ex-Prefeito de Campo Verde (MT) e Consultor Credenciado do SEBRAE Fábio Schroeter, em pauta foram debatidos assuntos como a melhora no procedimento de compras públicas e processos do município, além de uma possível ampliação do "Recicla Verdinho".

O "Recicla Verdinho" é um programa pioneiro que gera conscientização ambiental, incentivo a Agricultura Familiar e educação financeira às crianças, atualmente vigente na Escola Municipal Maurícia Paré Gomes, tem a seguinte mecânica de funcionamento: coleta e separação de resíduos recicláveis por parte dos alunos, troca dos resíduos por uma moeda chamada "Recicla Verdinho" e a compra de produtos da Agricultura Familiar na feira dos pequenos produtores utilizando essa moeda fictícia, produtores trocam o "Recicla Verdinho" obtido com as vendas por dinheiro real, gerando renda para os mesmos.

De acordo com Agadir Mossmann o sucesso do programa possibilita uma ampliação para outras escolas, algo que está sendo debatido com a Procuradoria Jurídica e parceiros.

"É de interesse da Administração Municipal levar este programa tão bem sucedido para mais escolas, afinal com ele geramos aprendizado nas áreas de economia, alimentação saudável e respeito ao meio ambiente. Essa parceria sólida com o SEBRAE nos gera uma expectativa de melhorar, cada vez mais, nosso trabalho em Maracaju." Destacou Agadir Mossmann.

Para Fábio Schroeter, Maracaju é um case de sucesso na parceria com o SEBRAE, tratando-se de uma cidade já pujante e que todo o trabalho do órgão, visa melhorar e facilitar o acontecimento das ações, beneficiando de fato os cidadãos maracajuenses.

"O SEBRAE com o Cidade Empreendedora é um parceiro de longa de Maracaju, ficamos muito felizes que o Prefeito Marcos Calderan tem se empenhado e feito as coisas acontecerem nesta cidade, estamos juntos, fortificando e apoiando essa parceria, objetivando melhorar os processos internos, compras públicas, trazendo nossa experiência e conhecimento para auxiliá-lo, além claro, reforçar o bem sucedido Recicla Verdinho, beneficiando os alunos e gerando um bom aprendizado para toda a vida adulta desses estudantes." Explicou Fábio Schroeter, Ex-Prefeito de Campo Verde (MT) e Consultor Credenciado do SEBRAE.

Segundo o Prefeito Marcos Calderan a sólida parceria com o SEBRAE rende frutos constantemente na gestão e há o objetivo de ampliar o Recicla Verdinho e também contar com o apoio dos consultores do SEBRAE para a melhoria dos processos internos da Prefeitura.

"Nossa gestão é pautada em ouvir e trazer as boas experiências de outras cidades e contar com o conhecimento e suporte do SEBRAE, afinal ninguém faz nada sozinho, continuaremos focados em ampliar a transparência e realizar ações que projetam um presente e futuro melhor para nossa gente. Prova disso é o Recicla Verdinho, inovador e que traz inúmeros benefícios, certamente, contará com nosso apoio para essa ampliação." Finalizou Marcos Calderan.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.