Representantes de Maracaju participam de capacitação para fortalecer vínculos e ampliar rede de atendimentos em assistência social no Município

Capacitação faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizada em Sidrolândia

Representantes de Maracaju participam de capacitação para fortalecer vínculos e ampliar rede de atendimentos em assistência social no Município

Na manhã desta terça-feira (14), representantes de Maracaju estiveram em Sidrolândia para participar de uma capacitação que discute o enfrentamento ao trabalho infantil. Durante o mês de junho, acontecem em várias regiões do país, mobilizações e atividades da Campanha Nacional.

O evento é parte das programações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Sidrolândia. De Maracaju, participaram um conselheiro tutelar, dois orientadores sociais do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e duas técnicas que trabalham em alta complexidade.
A capacitação é uma forma de aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos para melhor atender as famílias e lidar com os casos especiais de violência, abusos e trabalho infantis.

Em Maracaju, segundo a Secretaria de Assistência Social, poucos são os casos de violência e de trabalho infantil registrados, mas quando há casos e eles são denunciados, as equipes especializadas procuram prestar todo atendimento, tanto à família envolvida, quanto à criança. "Nosso forte é trabalhar na prevenção e orientar as famílias, principalmente as que estão em maior vulnerabilidade. Por isso, nada melhor do que capacitarmos quem está na linha de frente à este tipo de atendimento. Temos de ter sensibilidade para melhor conduzir cada caso", enfatizou a Secretária que atuou por nove anos como conselheira tutelar em Maracaju, Leiza Karen Barbosa.

Denúncias

Em casos de denúncia contra exploração e trabalho infantis, ou mesmo em caso de violência e abusos, o recomendado é o Disque 100, ou atendimento via Conselho Tutelar e CREAS. Em Maracaju, a Prefeitura mantém ainda atendimentos especializados em grupos de fortalecimento às famílias e um serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos, o Ação Jovem, atendendo jovens de 13 a 18 anos incompletos por meio de oficinas.