Estradas federais têm 18 manifestações nesta terça-feira

São cinco bloqueios totais de pistas, todos em Mato Grosso

Estradas federais têm 18 manifestações nesta terça-feira

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou na manhã desta terça-feira que pontos em cinco estradas federais estão bloqueados e 13 têm manifestações, com interdição parcial.


Os cinco bloqueios são em Mato Grosso, nos municípios de Campos de Júlio, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sapezal e Sorriso. A PRF não informou onde são as interdições.


Os protestos de caminhoneiros começaram depois do segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Eles haviam sido encerrados em 8 de novembro. Porém, com uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de bloquear contas de 43 empresas e pessoas físicas que estariam financiando as manifestações, os caminhoneiros voltaram a interditar rodovias na quinta-feira 17.


No domingo 20, o MPF (Ministério Público Federal) e o Ministério Público Estadual em Mato Grosso recomendaram ao governador em exercício, Otaviano Pivetta, que peça a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, para apoiar a PRF nas ações para evitar e desfazer bloqueios nas estradas e para identificação dos responsáveis.


Em nota, ministro esclarece áudio


O ministro Augusto Nardes emitiu um comunicado afirmando que o áudio foi mal interpretado. Na nota, em que confirma a autenticidade da gravação, Nardes enfatiza que repudia manifestações de natureza "antidemocráticas e golpistas" e que a gravação era despretensiosa.


"O ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das instituições republicanas", informou o comunicado do ministro.