Em alusão ao "Dia Mundial de Luta contra a AIDS", Prefeitura de Maracaju realiza palestra de orientação e conscientização

Em alusão ao "Dia Mundial de Luta contra a AIDS", Prefeitura de Maracaju realiza palestra de orientação e conscientização

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira 01-12 um evento alusivo ao "Dia Mundial de Luta contra a AIDS" direcionado a servidores públicos da saúde.

Com o tema "Acolhimento" a palestra elencou atualizações importantes, bem como, trouxe informações pertinentes aos profissionais da saúde, visando proporcionar um melhor atendimento, tanto na orientação sobre a prevenção, quanto de atendimento e tratamento aos diagnosticados.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha a doença Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi descrita há 40 anos, entretanto o preconceito ainda é muito atual.

"No dia 01 de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS, nossa Equipe de Profissionais de Saúde recebem um importante treinamento para maior conhecimento da doença e como acolher de forma mais humana os seus portadores. O preconceito ainda afasta os pacientes do tratamento, que é de grande eficácia e fornecido gratuitamente pelo SUS." Explicou Thiago Olegário Caminha.

Presente no evento o Prefeito Marcos Calderan destacou sobre a importância do atendimento do serviço de saúde aos pacientes, bem como, orientação quanto a prevenção.

"Temos que continuar trabalhando insistentemente nessas duas vertentes, tratamento e prevenção, cuidando dos enfermos e orientando de forma especial nossos jovens, mas também adultos das maneiras que podem se contrair a doença, desta maneira, vamos cuidando de todos, focando sempre nas pessoas em primeiro lugar." Ressaltou Marcos Calderan.

Participaram do evento além do Prefeito Marcos Calderan e Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Palestrante do Evento e Procurador Jurídico Dr. Robson Coradini, e servidores de diversos setores da saúde pública e privada de Maracaju.