Mutirão permitirá que consumidor renegocie suas dívidas

Mutirão permitirá que consumidor renegocie suas dívidas

Mato Grosso do Sul terá, no dia 25 de julho, o Dia D do mutirão nacional para auxiliar consumidores endividados a regularizar sua situação financeira e recuperar o crédito, o Renegocia!. Evento ocorre, das 8h às 17h, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande.

A solenidade de abertura será às 8h com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. Na sequência, às 8h30, tem início o atendimento ao público.

O Renegocia! é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), sendo realizado em conjunto pelo Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), e o Procon Campo Grande.

A secretária-executiva do Procon/MS, Nilza Yamasaki, explica que a ação possibilitará ao consumidor o tratamento de suas dívidas e a orientação sobre como se prevenir contra o superendividamento. "O mutirão Renegocia! integra os órgãos de defesa do consumidor para uma causa da maior importância: tratar as dívidas e assegurar o mínimo existencial à população do Estado".

Subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon Campo Grande, José Ferreira da Costa Neto, pontua que "esse trabalho integrado de cunho social tem o consumidor como protagonista". Assim, a união entre os Procons e entidades parceiras possibilita que as pessoas recuperem o crédito e tenham melhores condições de pagamento.

Durante o Dia D, o consumidor também poderá realizar a consulta de dívidas em seu CPF, bem como receber orientações da concessionária de energia elétrica Energisa sobre acesso a tarifa social e eficiência energética.

Desenrola x Renegocia

Diferente do Desenrola, do Ministério da Fazenda, o consumidor poderá renegociar os seus débitos bancários e não bancários, ficando de fora dívidas de pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário. Todo o processo é acompanhado e monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor.

Quem pode participar

A ação tem foco nos superendividados, ou seja, quem tem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. Porém, todos os consumidores podem recorrer ao serviço, independente do valor da dívida e renda, oportunizando assim que sejam obtidas condições especiais de pagamento e aplicação de possíveis descontos.

O que levar para atendimento

Para participar é preciso levar os documentos pessoais e o contrato das dívidas. Caso não tenha, vale apresentar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.