Veja roteiro de homenagens à Nossa Senhora Aparecida, na Capital e no interior - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Veja roteiro de homenagens à Nossa Senhora Aparecida, na Capital e no interior - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Devotos de Nossa Senhora Aparecida se movimentam desde o início do mês para as homenagens que serão feitas neste 12 de outubro à padroeira do Brasil. Em Campo Grande, três paróquias vão celebrar a data.


Aquidauana e Bandeirantes também terão festividades, que envolvem comunidades tradicionalmente devotas que promovem procissões com fiéis a pé, a cavalo e até em maquinários agrícolas. Porém, há três anos, a mais antiga delas não tem o percurso original.


A mais antiga delas era conhecida por fazer o trecho de 70 km a partir da Capital até a paróquia de Bandeirantes. Mas desde a pandemia, a movimentação agora se resume ao município.


Na agenda do arcebispo metropolitano de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, está a presidência da Santa Missa no Santuário Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Bandeirantes, às 8h. Depois, ele volta à Capital e às 19h a missa será na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Planalto.

Nossa Senhora - Em 1980, foi decretado oficialmente feriado da Padroeira do brasil. A data surgiu depois de pescadores encontrarem a imagem da santa, considerada mãe de Jesus Cristo, em 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Nesse caso, Virgem Maria se difere das outras por ser preta e é relacionada a milagres até hoje. O primeiro foi no dia em que a santa apareceu.


Os católicos contam que o pescador João Alves retirou a imagem da rede, enrolou em um manto e nunca mais voltou para casa sem peixes. Por quinze anos a santa ficou exposta em Paraíba do Sul. Ganhou fama, em 1888 foi para a antiga Basílica de Aparecida e em 1928 deu origem à cidade onde atualmente fica o Santuário de Aparecida, destino de fiéis que não medem esforços para mostrar a devoção em 12 de outubro.


"É um evento bonito e de festa, além de coincidir com a semana da vida, que nos ajuda a enfrentar o valor da dignidade da família. Essa devoção foi crescendo e se espalhando. Hoje a santa está no maior centro religioso da Igreja Católica do Brasil. Por ano, são 8 milhões de fiéis visitando o local. Por isso estaremos todos em comunhão", diz Dom Dimas. -

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS