Ranking de liberdade econômica coloca MS entre os três estados com melhor ambiente para negócios

Ranking de liberdade econômica coloca MS entre os três estados com melhor ambiente para negócios

Mato Grosso do Sul encontra-se entre as três unidades federativas brasileiras com maior liberdade econômica, segundo o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) de 2023, publicado no fim de novembro. O levantamento, que compara jurisdições estaduais, coloca o Estado em posição destacada, entre os melhores ambientes de negócios para crescimento e prosperidade, atrás apenas dos estados de São Paulo e Espírito Santo, e à frente de Santa Catarina e Mato Grosso - que fecham o top 5.

Com nota 5,40 em uma variação de 0 (menos liberdade) a 10 (mais liberdade), Mato Grosso do Sul ficou consideravelmente acima da média nacional, que marca 4,38 pontos. De acordo com o índice, o território sul-mato-grossense está entre os que mais avançaram em relação a 2021, junto ao alagoano, mato-grossense e acriano.

A posição de destaque se deve ao constante trabalho do Governo de Mato Grosso do Sul em busca de investimentos, geração de renda e de empregos para a população. A atração de empreendimentos para cá é peça-chave da estratégia de desenvolvimento regional traçada pela gestão pública, beneficiando todo o Estado.

No levantamento, Mato Grosso do Sul também é destaque em "Regulamentação e liberdade nos mercados estaduais de trabalho", ocupando o topo do ranking com uma pontuação de 9,40. Tal dimensão avalia o mercado de trabalho por meio de leis sobre salário mínimo, emprego do setor público das três esferas na jurisdição e densidade sindical.

A nota média do Brasil aponta melhoria para se empreender na maioria dos estados quando comparada ao relatório anterior, em que a pontuação foi 4,06. Tal mudança surge também devido à subida do país em algumas posições no ranking Economic Freedom of the World 2023 (EFW 2023), que reflete o aumento geral das pontuações das jurisdições. A disseminação da vacinação, o retorno das atividades pós-pandemia e as políticas para lidar com a covid-19 estão entre os principais fatores da alteração.

Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual

O IMLEE é um indicador que avalia as condições de empreendedorismo nos estados brasileiros e o grau de interferência estatal sob os indivíduos. Segundo o estudo, as unidades federativas com maior nível de liberdade econômica possuem maior PIB per-capita e menor informalidade no mercado de trabalho. O índice é calculado a partir da média de três dimensões: o gasto dos governos subnacionais, a tributação nas unidades federativas e a regulamentação e liberdade nos mercados estaduais de trabalho.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Saul Schramm

--