Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Maracaju

Com 41 casos em 2023, Prefeitura de Maracaju alerta para acidentes com escorpiões

Nos últimos dias, 2 (dois) casos de acidentes, sendo um moderado e outro grave.


A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar sobre o necessário cuidado que a comunidade maracajuense deve ter com acidentes envolvendo o escorpião.

Devido ao forte período de calor, naturalmente, escorpiões tendem a invadir casas, oriundos de esgoto e fossas sépticas, além também de se aproveitarem de quintais sujos, por exemplo, com acúmulo de entulhos, madeiras, entre outros itens.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, somente neste ano, 41 (Quarenta e um) casos de acidentes com escorpiões foram registrados, sendo que nos últimos 2 (dois) acidentes, casos de gravidade média a grave ocorreram.

SOBRE ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado quando um escorpião injeta sua peçonha através do ferrão (télson).

No Brasil, os escorpiões de importância em saúde pública são as seguintes espécies do gênero Tityus:

Escorpião-amarelo (T. serrulatus) - com ampla distribuição em todas as macrorregiões do país, representa a espécie de maior preocupação em função do maior potencial de gravidade do envenenamento e pela expansão em sua distribuição geográfica no país, facilitada por sua reprodução partenogenética e fácil adaptação ao meio urbano.

Manifestações locais – dor de instalação imediata em praticamente todos os casos, podendo se irradiar para o membro e ser acompanhada de parestesia, eritema e sudorese local. Em geral, o quadro mais intenso de dor ocorre nas primeiras horas após o acidente.

Manifestações sistêmicas – após intervalo de minutos até poucas horas (duas a três) podem surgir, principalmente em crianças, os seguintes sintomas: sudorese profusa, agitação psicomotora, tremores, náuseas, vômitos, sialorreia, hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar agudo e choque. A presença dessas manifestações indica a suspeita do diagnóstico de escorpionismo, mesmo na ausência de história de picada ou identificação do animal. Crianças constituem o grupo mais suscetível ao envenenamento sistêmico grave.

Em caso de acidentes, seja rápido:

PREVENÇÃO

Assessoria de Comunicação PMM

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!