MS soma 22 pontos e sobe para 5º lugar em ranking de transparência na pandemia

Entidade avaliou site sobre compras emergenciais e demais páginas do governo

MS soma 22 pontos e sobe para 5º lugar em ranking de transparência na pandemia

Mato Grosso do Sul somou 22 pontos e subiu para a 5ª colocação no Ranking da Transparência no Combate à Covid-19, da organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional.

A entidade avalia portais de transparência de todo o país e adotou critérios mais rigorosos, anunciando inclusive que passará a acompanhar também doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.

São analisados os portais especiais de transparência na pandemia, o site do governo local, o Portal da Transparência estadual, o site dedicado à pandemia, Portal de Compras Emergenciais e as redes sociais.

O Estado conta com uma página especial para compras e outras com informações sobre a Covid-19. O controlador-geral do Estado, Carlos Girão, destacou que Mato Grosso do Sul está a um ponto da nota máxima, que é 100.

"Em primeiro lugar creio que é o reconhecimento a todo o esforço que o Estado teve para atender os requisitos considerados ideais pela Transparência Internacional na promoção da transparência com os gastos dos recursos destinados ao combate à Covid-19", afirmou.

Girão evidencia os critérios adotados pela instituição. "A metodologia é dinâmica, isso quer dizer que a cada avaliação são analisados novos requisitos", frisou.

Para a secretária de estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes, o trabalho divulgado no Portal de Compras foi melhorando e otimizando a divulgação dos dados.

"O avanço de Mato Grosso do Sul no levantamento demonstra uma relação entre Governo e sociedade mais transparente e participativa. É também, sinônimo de muito trabalho das equipes envolvidas", argumentou.

No levantamento anterior, realizado no mês de julho, o Estado somou 77 pontos, ficando na 22ª posição.