Prefeitura de Maracaju promove capacitação de servidores públicos em inovação nas compras públicas

Objetivo foi de preparar os servidores para as novidades que o setor demanda, bem como, readequações na legislação.

Prefeitura de Maracaju promove capacitação de servidores públicos em inovação nas compras públicas

A Prefeitura de Maracaju, por meio do Programa Cidade Empreendedora, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento e Fazenda, trouxe o Workshop "Compras Públicas Inovadoras", buscando capacitar os servidores municipais em compras públicas voltadas para o processo de inovação.

De acordo com Helton, Supervisor do Setor de Licitações este workshop foi fundamental para o conhecimento teórico e prático das novidades que o setor traz.

"Através do Workshop de Inovação em Compras Públicas foi possível conhecer um pouco mais sobre o Marco Legal das Startups, tratando sobre a possibilidade de contratação de soluções inovadoras, por parte da administração pública, o que traz novas oportunidades para os pequenos negócios. Outro ponto relevante do curso foi a integração de várias secretarias, sendo possível a troca de conhecimentos, experiências e entendimentos sobre a realidade do nosso munícipio, levantando os pontos de melhoria e sugerindo soluções, ou seja, houve o envolvimento de todos e cada um pôde colocar o seu ponto de vista, sendo que através desse levantamento de informações poderemos direcionar a contratação de soluções inovadoras e assim construir uma Maracaju melhor para os cidadãos." Destacou.

O Sebrae/MS, dentro do programa Cidade Empreendedora, no Ciclo Expansão, promove workshop para mapeamento de demandas da cidade, que possam ser passiveis de aplicação de Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI). A proposta dessa atividade será complementada com a capacitação de 05 (cinco) servidores do município, na aplicação da Lei Complementar 182/2021, que instituiu o Marco de Startups no Brasil. Ao final desse ciclo, o município de Maracaju estará apto a aplicar a CPSI, a qualquer das demandas que sejam passíveis do uso desse instrumento de compras públicas. A iniciativa, além de alavancar soluções para problemas reais do cotidiano do cidadão.

Maracaju é mais um dos municípios que aderiram ao programa promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o IAUPE e a expectativa é que ate o final do primeiro semestre já possa celebrar seu primeiro contrato, dentro dessa modalidade.