Visitas técnicas são realizadas pela CCGE em outros órgãos da administração pública

Visitas técnicas são realizadas pela CCGE em outros órgãos da administração pública

Na tarde da última terça-feira (19), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) realizou visita técnica na Secretaria de Administração do Estado (SAD-MS). O momento foi marcado pelo compartilhamento de informações e orientações em relação à matéria correicional.

Segundo a corregedora-geral do Estado, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira, é de suma importância a aproximação da CGE-MS - órgão central do sistema de controle interno governamental -, com os servidores de outras pastas.

Para ela, através desse tipo de investida é gerada a oportunidade para que dúvidas sejam sanadas. "Essas visitas possibilitam a troca de informações sobre atribuições, normativos e instrumentos de atuação. Além disso, facilitam a emissão de sugestões para o aprimoramento das atividades", disse.

De acordo com o chefe seccional da CGE-MS vinculado a SAD, Raphael Noleto Auad de Gomes, "esse tipo de iniciativa é importante tanto para o órgão de controle interno quanto para os demais órgãos do Poder Executivo. Isso porque, além de ter foco no aperfeiçoamento da gestão pública e na promoção da efetividade das políticas públicas, a CGE-MS visa o fortalecimento de um ambiente ético e íntegro".

Ele acrescenta ainda que essa proximidade se faz necessária no sentido de fomentar uma relação de parceria para que o controle interno possa ser eficaz e realizado de forma preventiva. "No final, quem ganha com isso é o estado de Mato Grosso do Sul e o cidadão sul-mato-grossense", finalizou.

Além da SAD, este ano já receberam a visita da CGE-MS a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Nas ocasiões, foram confirmados o fortalecimento das Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI) e a disposição da CGE-MS em auxiliar no cotidiano dos gestores.

Para a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agraer, Sônia Diogo, "foi uma oportunidade para apresentação das necessidades e obstáculos encontrados no dia a dia e, a partir disso, viabilizarmos a mitigação de riscos das atividades da Instituição".

A importância da realização desse tipo de iniciativa pode ser percebida, também, em relação à utilização dos sistemas implementados. "São visitas extremamente importantes, pois a partir delas os órgãos passam a compreender a necessidade de atender aos apontamentos dos relatórios de auditoria de maneira eficiente.

Para citar um exemplo, a inicialização no e-PAD - sistema que organiza as informações dos procedimentos administrativos correcionais e gera peças necessárias para condução dos procedimentos disciplinares -, é algo que considero uma excelente contribuição", destacou a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agesul, Cínthia Regina Miranda Ratier Carli.

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: SAD-MS