Governo reforça apoio e parceria com colônias de países que fazem parte da história de MS

Governo reforça apoio e parceria com colônias de países que fazem parte da história de MS

O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quinta-feira (11) representantes das colônias japonesa, libanesa, paraguaia, portuguesa, boliviana, italiana e espanhola. Ele reforçou o apoio e a parceria com estes povos que ajudaram a construir a história e cultura de Mato Grosso do Sul.

Governador recebe homenagem pelo apoio às colônias

As colônias se juntaram e formaram a Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), que é uma entidade sem fins lucrativos, criada para promover eventos, ações e projetos de valorização cultural das colônias. Inclusive a Festa das Nações entrou para o Calendário Oficial do Estado, por meio de lei sancionada no ano passado.

"Agradecer a presença de todos e reafirmar meu compromisso com as colônias e a nova Associação das Nações Amigas. Mato Grosso do Sul tem a força que tem pela participação de todos que fizeram parte desta história, nesta junção de comunidades que vieram para cá. Podem ter certeza que seremos parceiros e estimulador desta integração", afirmou o governador.

Riedel destacou que o Estado será parceiro de projetos importantes para as colônias. "Não podemos perder a referência, cada comunidade tem uma história de luta e nós vamos resgatar este legado, construindo juntos este apoio", completou.

Governador recebeu representantes das colônias de vários países

Durante a reunião o presidente da Associação, Albino Romero, convidou o governador para primeira festa da entidade, que vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de maio em Campo Grande, no estacionamento do Comper Itanhangá.

"Será uma festa inclusiva, que vamos arrecadar recursos para Apae, Pestalozzi e Amas, onde teremos um pouco da nossa culinária, danças, artes, folclore, arte e cultura. O evento maior que faz parte do calendário estadual vai ocorrer no segundo semestre de outubro", disse Romero.

Os integrantes da ACNA aproveitaram a reunião para também apresentar projetos ao Governo do Estado, entre eles a construção de monumentos em homenagem aos imigrantes e a criação de uma memorial para contar a história das colônias. "Seria um espaço pequeno, moderno e funcional, que poderia inclusive ficar no Parque das Nações Indígenas", explicou o presidente.

Também participaram da reunião os secretários estaduais Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além do diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm