Mais de 3 mil agentes de segurança de MS terão acesso a dados de criminosos em tempo real

O aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Justiça será disponibilizado aos policiais do Centro-Oeste

Mais de 3 mil agentes de segurança de MS terão acesso a dados de criminosos em tempo real

Um aplicativo vai integrar 13.862 agentes de segurança da Região Centro-Oeste, 3.184 deles em Mato Grosso do Sul. Com a ferramenta, denominada Agente de Campo Grande, policiais terão acesso, instantaneamente, a um vasto banco de mandados de prisão, boletins de ocorrência e informações sobre veículos.

A iniciativa está sendo lançada para a região na manhã desta quarta-feira (7), aos secretários de Segurança Pública da região, pelo Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Renato Paim, em Goiânia (GO). O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, participa do encontro.

O lançamento do Projeto "Senasp Intinerante" da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), percorrerá as cinco regiões do país em divulgação.

O Agente de Campo é uma ferramenta digital gratuita para acesso policial a mandados de prisão, busca nacional de veículos roubados, entre outras operações.

Encontro

A iníciativa busca ampliar as informações da pasta com as secretárias estaduais, compreender as principais demandas de cada estado para o desenvolvimento de soluções de segurança pública analisando a realidade do local.

Na ocasião o secretário de Segurança Pública, Renato Paim, apresentará o polifólio do órgão, aos atores participantes do projeto.

A reunião levantará questões como: melhorias da segurança pública, valorização dos agentes de segurança, fortalecimento das instituições, sugestões para melhorias de trabalho para os agentes da área, além da entrega do aplicativo Sinesp Agente de Campo.

"Nós estamos aqui para ouvir as demandas dos Estados, e saber dos desafios de cada um. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) vai colaborar com o que for necessário para criar soluções para integrar mais ainda as polícias e reduzir a criminalidade", disse Renato Paim.

Ferramenta Digital

Desenvolvido e destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam de outras ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O app garante informações em tempo real, proporcionando um atendimento a população mais rápido e eficaz.

A ferramenta oferece as seguintes funcionalidades: pesquisa de boletins de ocorrência, acesso a mandados de prisão e consulta detalhada de veículos (placa, renavam, chassi, motor e dados do proprietário).

Com início em 2020 a ídeia do aplicativo foi desenvolvida pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Senasp/MJSP, de maneira que pudesse agilizar os profissionais de segurança pública que fazem parte do SUSP.

Os testes do Aplicativo foram realizados nos estados do Pará, Tocantins e Acre, a onde os usuários conseguiam informar pela própria ferramenta ajustes relevantes para um melhor funcionamento.

Sendo constantemente fortalecido desde 2019, o projeto busca levar novas soluções e recursos tecnológicos aos estados, sem qualquer custo.