Maracaju realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades

Debates sobre desenvolvimento urbano buscaram caminhos para uma cidade mais inclusiva e sustentável.

Maracaju realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades

Maracaju realizou nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) à 7ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema "Construindo a Política Municipal de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". O evento, organizado pelo Conselho da Cidade de Maracaju (CCM), reuniu representantes do poder público, sociedade civil e especialistas para debater e propor propostas de politicas publicas que serão encaminhada a 7ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul.

A conferência destacou a gestão democrática da política urbana, fomentando a participação popular em questões relacionadas ao Plano Diretor Municipal (PDM) e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Programação diversificada

Na segunda-feira, duas palestras abriram o evento:
  • Madson Ramão abordou o tema central da conferência, destacando pontos relevantes do avanço das políticas públicas de habitação, reforçando a importância das conferências para direcionar essas politicas e os desafios a serem debatidos nela para políticas urbanas mais inclusivas e sustentáveis.
  • Onorina Fialho apresentou perspectivas sobre programas habitacionais e regularização fundiária, temas de grande relevância para a gestão do solo urbano em Maracaju.
Na terça-feira (26), os participantes se reuniram em grupos de debate, organizados por eixos temáticos:
  1. Articulação entre setores urbanos e políticas públicas
  2. Gestão estratégica e financiamento
  3. Grandes temas transversais
Os debates culminaram na apresentação e aprovação de propostas para o desenvolvimento do município e na eleição de delegados para as instâncias estaduais e nacionais.

Sobre o CCM

O Conselho da Cidade de Maracaju é um órgão consultivo e propositivo que atua na gestão democrática das políticas urbanas. Ele desempenha papel essencial ao envolver a comunidade na formulação de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.
A conferência reflete o compromisso de Maracaju em consolidar sua posição como referência em gestão urbana no Mato Grosso do Sul, com foco em inclusão e sustentabilidade.