Capacitação técnica marca encerramento do Maio Amarelo em MS

Evento promovido pela Senatran e Cetran/MS reuniu mais de 200 gestores municipais para discutir políticas públicas de segurança no trânsito

Capacitação técnica marca encerramento do Maio Amarelo em MS
Com foco na formação técnica de gestores municipais e na promoção de políticas públicas voltadas à redução de acidentes de trânsito, o I Capacitran — promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS) — reuniu nesta quarta-feira (25) mais de 200 participantes no auditório da Acadepol, em Campo Grande.
A iniciativa, que marca o encerramento das ações do Maio Amarelo no estado, tem como principal objetivo qualificar servidores públicos envolvidos na gestão do trânsito, por meio de oficinas, palestras e painéis voltados às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
"É uma honra recebermos um evento de tamanha importância para garantir a segurança no trânsito e, por vezes, ter como resultado a redução de acidentes e mortes", afirmou o coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, que representou o titular da pasta, Antonio Carlos Videira, na abertura do evento.
Durante a manhã, os participantes acompanharam o painel "Políticas Públicas de Segurança do Trânsito: Cenários e Perspectivas" e a oficina "Uso de Inteligência Artificial para a Segurança no Trânsito", com o especialista em segurança no trânsito, Francisco Garonce. À tarde, foram realizadas a palestra "Visão Zero e Sistemas Seguros" e as oficinas "5W2H do PNATRANS" e "Aplicando o PNATRANS".
Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, os homicídios culposos no trânsito tiveram queda significativa no primeiro quadrimestre de 2025: redução de 50% em Campo Grande e de 33,3% nos municípios do interior.
Para a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, o Capacitran reforça o papel estratégico da qualificação técnica na construção de cidades mais seguras. "Estamos encerrando o Maio Amarelo com chave de ouro em Mato Grosso do Sul, fomentando o debate acerca do trânsito e ofertando ferramentas para que os gestores melhorem a segurança viária", disse.
Já a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, destacou o caráter integrador do evento. "Um dos principais objetivos do Capacitran é a integração entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e demais entidades ligadas à mobilidade e trânsito, com foco na promoção da cultura da segurança no trânsito e melhoria da atuação técnica dos profissionais do setor."
Organizado pela Senatran, com apoio do Cetran/MS, o evento reuniu gestores de trânsito dos 79 municípios sul-mato-grossenses, além de representantes do Detran, Agetran, Guardas Civis Municipais, Polícia Militar e conselheiros estaduais de trânsito.
Joelma Belchior, Comunicação Sejusp
Fotos: Gabriel F B de Lima