No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça ações de sensibilização apresentadas ao público no Bioparque Pantanal

No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça ações de sensibilização apresentadas ao público no Bioparque Pantanal

O maior aquário de água doce do mundo trabalha em prol da conservação e sensibilização dos visitantes através de ações de educação ambiental. Neste dia 5 de junho, em que celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, o empreendimento turístico reforça sua programação bimestral com foco na economia circular.

As ações são desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e buscam sensibilizar o público sobre o consumo consciente e o reaproveitamento de resíduos.

A economia circular propõe um novo olhar sobre a forma de produção, consumo e descarte. Por meio de atividades lúdicas e educativas, os visitantes são convidados a refletir sobre os 5R"s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A iniciativa incentiva a mudança de hábitos e mostra que é possível dar novos significados a materiais que, muitas vezes, seriam descartados.

Entre os destaques da programação está a apresentação de uma composteira doméstica produzida pelo NEA, que demonstra, na prática, como transformar resíduos orgânicos em adubo, incentivando o reaproveitamento e a redução do lixo gerado nas residências.

Também serão realizadas práticas de popularização da ciência com a temática economia circular, através da contação de história "Vida de Pneu". A narrativa acompanha a jornada de um pneu velho e careca que, ao ser descartado, busca entender seu novo propósito; a atividade teia da vida que convida os participantes a reflexão sobre o equilíbrio ecológico; e a intervenção Mar de Xaraés. As ações ocorrem em momentos específicos, às 10h e às 16h, para o público-geral; também haverá intervenção com grupo escolar no horário agendado.

Ainda no empreendimento, os visitantes podem observar, por meio de microscópios, fungos decompositores, importantes agentes da natureza que contribuem para a reciclagem da matéria orgânica e são peças-chave no funcionamento da economia circular.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressalta que a educação ambiental é um dos pilares da instituição e que todas as ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da ONU.

"Nosso trabalho vai além da teoria. Queremos inspirar atitudes transformadoras, mostrando como pequenas mudanças no dia a dia podem contribuir para um futuro mais sustentável. Com criatividade e conhecimento, é possível dar nova vida a materiais que seriam descartados. É esse despertar que buscamos promover entre nossos visitantes", destaca a diretora.

Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal
Fotos: Lara Miranda/Bioparque Pantanal